Padre Roma: conheça proposta para criação de novo bairro em Joinville

Um novo bairro poderá ser criado em Joinville, cidade do Norte catarinense. Um projeto de lei, proposto pelo vereador Lucas Souza (Republicanos), prevê a fundação do bairro Padre Roma. O território, segundo o planejamento, poderá ser composto por ruas do João Costa, na zona Sul da cidade.

Padre Roma: conheça proposta para criação de novo bairro em Joinville

Padre Roma: conheça proposta para criação de novo bairro em Joinville – Foto: Reprodução/Prefeitura de Joinville/ND

No projeto de lei ordinária nº 96/2025, o parlamentar justifica a proposta de criação do bairro. Segundo Souza, ao fundar o novo território a população será beneficiada em áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura.

“A criação desse novo bairro permitirá uma gestão mais eficaz dos serviços públicos, como coleta de lixo, manutenção de ruas e segurança, na medida que uma população mais concentrada em áreas menores, facilita a identificação e o atendimento das demandas específicas da população local”, diz o vereador.

O projeto ainda pondera que a criação poderá fortalecer a identidade local, “com moradores mais conectados e engajados com a sua comunidade, o que pode resultar em um aumento na participação em eventos naquela localidade, associações de moradores e iniciativas comunitárias.”

Onde deverá ficar novo bairro de Joinville

O projeto de lei prevê que o bairro Padre Roma deverá iniciar na direção da rua Kesser Zattar com a rua Monsenhor Gercino; seguindo pela rua Monsenhor Gercino até a Arthur Rodrigues.

Deste ponto, seguirá por uma linha seca até passar a linha férrea e continuar na rua Kesser Zattar. Então, seguirá pela rua Kesser Zattar até o ponto de origem.

Projeto em discussão

O projeto de lei ainda será debatido na Câmera de Vereadores de Joinville. Apesar da proposta, ainda não há estudo para a criação do novo bairro, assim como não há indicação de orçamento para construção de novas escolas e unidades de saúde, por exemplo.

Se aprovado no legislativo, o projeto segue para a sanção do prefeito Adriano Silva.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.