
Animais eram transportadas em uma caminhonete, amarrados com tiras de pano e sem acesso a água ou comida. Cerca de 25 aves em situação de maus-tratos são resgatados na Via Dutra, em Itatiaia
Divulgação/Polícia Rodviária Federal
Cerca de 25 animais que estavam sendo transportados em situação de maus-tratos foram resgatados na noite de sexta-feira (12), em Itatiaia (RJ). O resgate aconteceu durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, na altura do km 324, na praça de pedágio de Itatiaia.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Segundo a PRF, durante a abordagem, os policiais encontraram dentro de uma caminhonete 24 galos da raça Índio Combatente, usados comumente em rinhas, amarrados com tiras de pano e sem acesso a água ou comida.
Ainda de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os animais estavam nos bancos traseiros e no assoalho do veículo. Também foi localizada uma ave silvestre, conhecida como trinca-ferro, mantida em uma gaiola.
O motorista do veículo, de 42 anos, afirmou que transportava os galos de Três Pontas (MG) para o Rio de Janeiro. Já o passageiro, de 31 anos, alegou ser o dono do trinca-ferro e disse que a ave estaria regularizada junto ao Ibama, mas não apresentou qualquer documentação.
Os animais foram encaminhados à Agência de Meio Ambiente de Resende, onde um médico veterinário confirmou as condições precárias do transporte, caracterizando maus-tratos.
O caso foi registrado na delegacia de Itatiaia. Os dois homens podem responder por maus-tratos a animais e também pelo crime de matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul