Banda musical com 14 membros e mercearia familiar moldam história de Esperantina, no Piauí


Artistas se apresentavam após missas e novenas na paróquia da cidade. Comércio de ex-artesão é hoje comandado pelas filhas. Piauí de Riquezas – 12/04/2025
O Piauí de Riquezas deste sábado (12) visitou Esperantina, no Norte do estado, para entender como uma banda com 14 artistas e uma mercearia familiar moldam a história da cidade (assista ao programa completo acima).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A Banda de Música Mestre Chico, fundada em 1958 pelo maestro Francisco Alves, o Chico Barbado, se apresentava todos os domingos ao fim das missas e novenas na Igreja Nossa Senhora da Boa Esperança.
“[Eles] ficavam no coreto da praça fazendo a alegria da população. Mestre Chico trouxe os primeiros instrumentos para cá de navio, ele mesmo comprou. Só depois que o município começou a administrar a banda”, contou o coordenador cultural Marciel Caldas.
Banda musical com 14 membros molda história de Esperantina
Jairo Silva/TV Clube
Em outro ponto da cidade, a mercearia do Seu Mirócles foi um dos pontos comerciais pioneiros de Esperantina. O artesão e comerciante construiu o lugar em 1971, mas já atuava no ramo duas décadas antes.
Uma de suas três filhas, a professora Adélia Sampaio, explicou que o pai confeccionava cordas e as vendia na zona rural. Anos depois, resolveu erguer uma casa de telha para vender arroz, milho, feijão e legumes.
“Ele mesmo ia de jumento pegar as telhas. O comércio foi crescendo e, depois que ele faleceu, eu e minhas irmãs assumimos. Hoje vendemos até arreios para animais e bainhas de foices”, destacou Adélia.
Mercearia familiar fundada nos anos 70 molda história de Esperantina
Jairo Silva/TV Clube
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
,
Adicionar aos favoritos o Link permanente.