Março será mais chuvoso e terá temperatura mais baixa que o padrão do mês

O mês de março traz consigo mudanças climáticas significativas para o Rio Grande do Sul, sinalizando a transição do verão para o outono. As projeções meteorológicas indicam que a população poderá vivenciar um padrão climático variado, com previsão de chuvas frequentes e alterações na temperatura.

Especialistas apontam que, mesmo com a expectativa de enfraquecimento do El Niño, o fenômeno ainda exercerá influência no estado, contribuindo para um aumento na incidência de chuvas, especialmente em áreas específicas. A transição para condições mais neutras e, subsequentemente, para o La Niña, é aguardada no início do inverno.

As projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sugerem uma mudança na intensidade do El Niño, prevendo uma transição de forte para fraco a partir de abril. Com isso, a probabilidade de La Niña ganha destaque, sendo mais provável no segundo semestre.

Os próximos dias serão marcados por uma frente fria, prevista para atingir o estado a partir de domingo (3). Espera-se uma queda nas temperaturas, com mínimas previstas em torno de 10ºC em algumas regiões, como na Campanha, e 16ºC na capital Porto Alegre.

Segundo os meteorologistas, março, caracterizado como um mês de transição, será marcado por massas de ar frio do sul do continente, resultando nas primeiras quedas de temperatura. Embora não seja previsto um frio intenso, é esperado que as temperaturas se mantenham mais baixas entre a tarde de domingo e o amanhecer de quarta-feira (6).

A semana inicial, mais fria, será sucedida por um aumento nas temperaturas na segunda semana de março, conforme o verão se despede. O El Niño ainda deve exercer influência, trazendo não apenas calor, mas também a possibilidade de chuvas em diversas regiões do estado. Os especialistas destacam que é esperada chuva entre normais e acima da média em algumas áreas específicas, como no Norte e na divisa com Santa Catarina, enquanto em regiões como Campanha e Fronteira Oeste, a chuva pode ficar abaixo das médias históricas.

Dessa forma, os gaúchos devem se preparar para um mês de março dinâmico, com chuvas e variações nas temperaturas, à medida que o estado se despede do verão e recebe o outono.

Neste fim de semana, na Região dos Vales, o tempo deve ter sol entre nuvens e chance de chuvas espartas. As temperaturas máximas não passam de 33ºC.

The post Março será mais chuvoso e terá temperatura mais baixa que o padrão do mês appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.