Pesquisador da Univali participa de expedição na Costa da África

O pesquisador Jose Angel Alvarez Perez, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), integrou a quarta etapa da Around Africa Expedition. Nos últimos dias, ele navegou pela costa africana a bordo de um navio de pesquisa científica de última geração. A expedição internacional busca expandir os limites da exploração oceânica, sendo liderada por duas organizações internacionais ligadas à exploração dos oceanos, a OceanQuest e a OceanX.

Entre os dias 26 de março e 1o. de abril, o professor da Escola Politécnica da Univali esteve a bordo do navio de pesquisa e mídia de última geração, OceanXplorer, e explorou a zona dos montes submarinos Nola, localizada a oeste da ilha de Santo Antão, no Arquipélago de Cabo Verde. Na oportunidade, participou de atividades relacionadas à exploração de ecossistemas profundos das montanhas submarinas e mapeamento de alta resolução.

“A expedição nos permitiu explorar e mergulhar na Costa Africana, utilizando submersíveis e robôs subaquáticos, de última geração, utilizados em operações submarinas e controlados remotamente. Durante esta jornada encontramos verdadeiros tesouros do oceano profundo, como o Jardim de Esponjas e um paredão repleto de corais, que mostram a riqueza da vida marinha nessas formações.”, relatou Perez.

A expedição Around Africa Expedition é reconhecida pela iniciativa Década dos Oceanos, da Organização das Nações Unidas (ONU), por sua contribuição à compreensão científica do oceano. De acordo com o professor da Univali, os dados coletados na expedição serão analisados, detalhadamente, e vão servir para embasar novas pesquisas e iniciativas.

(Foto Around Africa Expedition – OceanX OceanQuest)

“Ao longo destes dias o nosso grupo trabalhou, incansavelmente, para documentar e entender melhor esses ambientes. Concluímos esta etapa certos de que o oceano ainda guarda segredos inestimáveis. Seguimos com o compromisso de levar a ciência além das fronteiras conhecidas, impulsionados pela curiosidade e desejo de proteger o nosso planeta azul.”, afirmou.

O professor Perez foi o único brasileiro na equipe e representou o Laboratório de Estudos Marinhos Aplicados – Lema, da Univali. No mesmo grupo estavam presentes cientistas, tripulantes e especialistas vinculados a OceanX, OceanQuest, Kaust King Abdulah University of Science and Technology (Árabia Sáudita), Instituto do Mar (Cabo Verde), Cape Town University (África do Sul) e da Cardiff University (Reino Unido).

Saiba mais

A OceanX é um programa da Dalio Philanthropies, organização norte-americana dedicada à filantropia, assistência e doações e a OceanQuest é uma fundação, sem fins lucrativos, da Arábia Saudita. Elas investem na exploração dos oceanos e iniciativas públicas dedicadas à preservação dos ecossistemas marinhos.

Texto: Carina Carboni Sant’Ana/Assessoria Univali

Adicionar aos favoritos o Link permanente.