Sime de Balneário Camboriú fez mil encaminhamentos entre fevereiro e abril que resultaram em seis contratações 

Entre 19 de fevereiro e 9 de abril, o Sistema Municipal de Empregos (Sime) de Balneário Camboriú fez 493 atendimentos, 1.009 encaminhamentos que resultaram em seis contratações, um número surpreendente, que sugere falta de capacitação dos candidatos.

O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira, responsável pelo SIME, confirma que a grande barreira é a falta de habilitação e qualificação.

“Esta baixíssima efetividade de vagas e contratações tornou-se um grande desafio para as empresas, porque nossa economia é baseada em pequenos negócios e serviços e a base do serviço é a mão de obra. A falta de qualificação é o principal agente das poucas contratações”, disse Nelson.

Vagas disponíveis

Desde março, Sime está atendendo na Casa dos Conselhos, Rua 1822, 1510 (Divulgação)

Nesta semana, havia 350 vagas, entre elas, 12 para pessoas com deficiência (PcD). 

As vagas são atualizadas diariamente e podem ser conferidas na planilha do Sime (https://tinyurl.com/yj22ap9t), com informações essenciais sobre cada uma.

O SIME busca informações nos setores empresariais da cidade sobre o perfil e a qualificação exigidos para os postos de trabalho, para ajudar na inserção de profissionais no mercado de trabalho. O  encaminhamento de candidatos é adequado à necessidade das empresas. A maioria das empresas pede experiência que a maioria dos candidatos não tem. O Sime atua exclusivamente como uma ponte entre o candidato e a empresa, sem interferir diretamente no processo seletivo.

Para se candidatar a uma vaga no Sime, é necessário apresentar um documento de identidade com foto e comprovante de residência em Balneário Camboriú. Há oportunidades também para jovens aprendizes (a partir de 14 anos de idade).

O Sime atua de duas maneiras, com atendimento padrão – quando cada candidato recebe até três encaminhamentos – e atendimento de pessoas em situação de rua – com até cinco encaminhamentos. 

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Para fazer parte do grupo de WhatsApp do Sime, basta acessar o link (https://chat.whatsapp.com/Fnsn9Jt0pIoLV17JfXoBxI).

Processo de atendimento

  • No atendimento, ocorre uma triagem do perfil do candidato, com coleta de informações sobre vagas que o candidato busca, experiências anteriores de trabalho, disponibilidade de horário, preferência de bairro para trabalho e pretensão salarial;
  • Com base nessas informações, são feitos os encaminhamentos para as vagas mais adequadas ao perfil do candidato.

Forma de atendimento às empresas

  • Cadastramento de vagas de emprego: as vagas disponíveis são cadastradas para divulgação;
  • Encaminhamento de candidatos: candidatos são encaminhados conforme o perfil informado pelas empresas;
  • Análise semanal com as empresas: é feita uma análise periódica com as empresas sobre os candidatos encaminhados, identificando possíveis ajustes no perfil das vagas ou nas necessidades de contratação;
  • Apoio na definição do perfil da vaga: o Sime auxilia as empresas na definição de requisitos e características essenciais para o preenchimento das vagas;
  • Oferta de espaço para entrevistas: o Sime disponibiliza um ambiente para a realização de entrevistas, caso seja necessário.

Cadastramento de Vagas de Emprego

Para cadastrar uma vaga de emprego, os empresários têm três opções:

  1. Cadastro Digital: Preencha o formulário online clicando neste link (https://forms.gle/bG5FgopvofGxBnXX9).
  2. Cadastro via WhatsApp: solicitar o cadastramento da vaga diretamente via WhatsApp (47) 99205-5064.
  3. Cadastro Presencial: no departamento localizado na Casa dos Conselhos.

Sime

  • Endereço: Casa dos Conselhos – Rua 1822, nº 1510, no Centro
  • Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h
  • Telefone: (47) 9-9205-5064
  • (VAGAS SIME (DIVULGAÇÃO)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.