
Entre 19 de fevereiro e 9 de abril, o Sistema Municipal de Empregos (Sime) de Balneário Camboriú fez 493 atendimentos, 1.009 encaminhamentos que resultaram em seis contratações, um número surpreendente, que sugere falta de capacitação dos candidatos.
O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira, responsável pelo SIME, confirma que a grande barreira é a falta de habilitação e qualificação.
“Esta baixíssima efetividade de vagas e contratações tornou-se um grande desafio para as empresas, porque nossa economia é baseada em pequenos negócios e serviços e a base do serviço é a mão de obra. A falta de qualificação é o principal agente das poucas contratações”, disse Nelson.
Vagas disponíveis

Nesta semana, havia 350 vagas, entre elas, 12 para pessoas com deficiência (PcD).
As vagas são atualizadas diariamente e podem ser conferidas na planilha do Sime (https://tinyurl.com/yj22ap9t), com informações essenciais sobre cada uma.
O SIME busca informações nos setores empresariais da cidade sobre o perfil e a qualificação exigidos para os postos de trabalho, para ajudar na inserção de profissionais no mercado de trabalho. O encaminhamento de candidatos é adequado à necessidade das empresas. A maioria das empresas pede experiência que a maioria dos candidatos não tem. O Sime atua exclusivamente como uma ponte entre o candidato e a empresa, sem interferir diretamente no processo seletivo.
Para se candidatar a uma vaga no Sime, é necessário apresentar um documento de identidade com foto e comprovante de residência em Balneário Camboriú. Há oportunidades também para jovens aprendizes (a partir de 14 anos de idade).
O Sime atua de duas maneiras, com atendimento padrão – quando cada candidato recebe até três encaminhamentos – e atendimento de pessoas em situação de rua – com até cinco encaminhamentos.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Para fazer parte do grupo de WhatsApp do Sime, basta acessar o link (https://chat.whatsapp.com/Fnsn9Jt0pIoLV17JfXoBxI).
Processo de atendimento
- No atendimento, ocorre uma triagem do perfil do candidato, com coleta de informações sobre vagas que o candidato busca, experiências anteriores de trabalho, disponibilidade de horário, preferência de bairro para trabalho e pretensão salarial;
- Com base nessas informações, são feitos os encaminhamentos para as vagas mais adequadas ao perfil do candidato.
Forma de atendimento às empresas
- Cadastramento de vagas de emprego: as vagas disponíveis são cadastradas para divulgação;
- Encaminhamento de candidatos: candidatos são encaminhados conforme o perfil informado pelas empresas;
- Análise semanal com as empresas: é feita uma análise periódica com as empresas sobre os candidatos encaminhados, identificando possíveis ajustes no perfil das vagas ou nas necessidades de contratação;
- Apoio na definição do perfil da vaga: o Sime auxilia as empresas na definição de requisitos e características essenciais para o preenchimento das vagas;
- Oferta de espaço para entrevistas: o Sime disponibiliza um ambiente para a realização de entrevistas, caso seja necessário.
Cadastramento de Vagas de Emprego
Para cadastrar uma vaga de emprego, os empresários têm três opções:
- Cadastro Digital: Preencha o formulário online clicando neste link (https://forms.gle/bG5FgopvofGxBnXX9).
- Cadastro via WhatsApp: solicitar o cadastramento da vaga diretamente via WhatsApp (47) 99205-5064.
- Cadastro Presencial: no departamento localizado na Casa dos Conselhos.
Sime
- Endereço: Casa dos Conselhos – Rua 1822, nº 1510, no Centro
- Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h
- Telefone: (47) 9-9205-5064
- (VAGAS SIME (DIVULGAÇÃO)