O Governo do Estado declarou nesta segunda-feira (29), situação de emergência em saúde pública em todo território catarinense, para prevenção e enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O decreto autoriza a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promover requisição administrativa de bens e serviços de entidades privadas com ou sem fins lucrativos, além da edição de normas complementares ao documento oficial.
“Nós temos acompanhado diariamente a taxa de ocupação dos nossos leitos de UTI neonatal, adultos e pediátricos. Não há falta de leitos de UTI, graças à ação que foi determinada pelo governador Jorginho Mello ainda em 2023, ampliando até agora em 163 leitos de UTI em Santa Catarina. Mas mesmo com toda esta abertura de leitos, a gente tem uma taxa de ocupação acima de 90%”, explica a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto
Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
O decreto nº 574, de 29 de abril de 2024, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado desta segunda, foi necessário, conforme o Estado, devido a existência de situação anormal em virtude da Síndrome Respiratória Aguda Grave em Santa Catarina.
A ação está baseada em indicadores epidemiológicos que apontam para o aumento expressivo nos índices de internações em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal, pediátrica e adulto, e da consequente superlotação dos centros de atendimento, caracterizando elevado risco sanitário para a população.
Também fazem parte das ações de enfrentamento das doenças respiratórias a ampliação da vacina contra a Influenza para crianças até os 12 anos. “Estamos tomando todas as medidas possíveis para ampliar a cobertura vacinal da gripe, porque já detectamos que 80% da taxa de ocupação dos leitos de UTI são de crianças de 0 a 12 anos com síndrome respiratória aguda grave. Assim como a dengue chegou antes no país como um todo, as doenças respiratórias também estão se estabelecendo nos estados com antecedência”, comenta a secretária.
Leia mais notícias de Blumenau e da região
Dengue: 253 novos casos são registrados em Blumenau; 26 pessoas estão na UTI
Álcool líquido 70%: venda volta a ser proibida a partir desta terça-feira
Homem é preso por receptação e adulteração de veículo em Blumenau
O post SC decreta situação de emergência em saúde pública por conta de Síndrome Respiratória Aguda Grave apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.