O Brasil chegou a 159 milhões de usuários de internet em 2024, conforme a pesquisa TIC Domicílios, conduzida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Para aproveitar esse potencial de conexão com o público, estabelecer uma presença digital deve fazer parte da estratégia de qualquer negócio.
De acordo com a Serasa Experian, ter um canal on-line é considerado o mínimo para qualquer empresa, independente de porte, segmento de atuação ou localização. No entanto, ainda há empreendedores que optam exclusivamente por redes sociais ou marketplaces, sem criar um site próprio.
Esse caminho pode limitar a credibilidade e prejudicar o alcance orgânico em mecanismos de buscas, como o Google. Além da pesquisa direta pelo nome da marca – feita por consumidores que desejam se certificar da confiabilidade antes da compra – também existe a chance de o site ser encontrado por meio de pesquisas relacionadas a produtos e serviços.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o site é uma extensão da identidade do negócio, com visual, linguagem e proposta alinhados à forma como a empresa deseja ser percebida. Dessa forma, empresas que ainda não estabeleceram uma presença on-line estão perdendo vendas e oportunidades.
Uma das vantagens de ter um site é a disponibilidade contínua. Enquanto lojas físicas operam em horários restritos, ele está acessível 24 horas por dia, permitindo que o cliente conheça a empresa, tire dúvidas ou finalize uma compra a qualquer momento. Para os pequenos negócios, essa presença constante amplia as oportunidades de conversão e fidelização.
Além disso, ter uma presença estruturada, com conteúdos atualizados e relevantes, também fortalece a imagem da marca, aumentando a credibilidade e a confiança entre os consumidores.
Ao explicar como criar um site, o Sebrae destaca que o primeiro passo é definir o seu objetivo principal, como ser uma plataforma de compra, gerar autoridade no setor ou criar um relacionamento mais próximo com o cliente. Assim, é possível decidir qual é o melhor formato: loja virtual, site institucional ou blog.
Em seguida, é preciso registrar o domínio, que consiste no endereço que o consumidor digita na barra do navegador para acessar o site. Além de reforçar o nome da marca, a recomendação é que ele seja fácil de lembrar.
Também é preciso realizar a hospedagem de site na web, onde serão armazenados todos os arquivos para que fiquem disponíveis nas suas páginas, como textos, imagens e logotipos. O Sebrae explica que, para isso, é preciso procurar uma empresa de hospedagem e analisar as opções de planos oferecidos.
Priorize a experiência do usuário
Para manter o interesse do visitante e aumentar as chances de conversão, o desempenho do site precisa ser uma prioridade. Conforme destaca o Sebrae, páginas que demoram a carregar tendem a afastar o público: cerca de 40% dos usuários abandonam sites que levam mais de três segundos para abrir.
Além disso, cada segundo adicional de espera pode resultar em uma queda de até 7% nas conversões. Medidas como reduzir o excesso de mídias, manter o conteúdo estático em cache, desabilitar os plug-ins desnecessários e manter o código-fonte limpo contribuem para a agilidade do carregamento.
Também é importante lembrar que a experiência do usuário não depende apenas da velocidade. A forma como o site é organizado também faz diferença. Estruturar o conteúdo em seções, como página inicial, informações sobre produtos ou serviços e canais de contato, ajuda o público a navegar com facilidade e encontrar o que procura.
Dicas para um site de sucesso
De acordo com o Sebrae, a utilização de casos de sucesso para promover a empresa pode ser uma estratégia. Depoimentos de clientes satisfeitos, especialmente quando acompanhados de fotos, agregam credibilidade à marca. No entanto, é preciso obter autorização para o uso das imagens, garantindo o respeito à privacidade dos envolvidos.
Para vender um produto ou serviço, outra dica é usar o princípio da escassez, aplicado quando a empresa comunica que um produto está com estoque limitado ou que uma promoção está prestes a encerrar. A estratégia cria um senso de urgência, estimulando decisões de compra mais rápidas por parte dos consumidores.
A comunicação no site também deve ser humanizada. O uso de rostos e histórias pode gerar uma conexão emocional com o público, facilitando a compreensão do conteúdo e tornando a marca mais acessível. Segundo o Sebrae, o cérebro processa melhor as informações em formato de narrativa.
Já o design do site deve priorizar a legibilidade. A escolha adequada da tipografia e o bom contraste entre o texto e o fundo são essenciais para garantir uma navegação agradável para o usuário.