Secretária do PT é gravada ao pedir desvio de verba pública para campanha

Siga @radiopiranhas

Em áudio, Anne Moura solicita repasse de recursos de projeto federal; ONG ligada a ela receberia R$ 1,2 milhão do Ministério do Trabalho

A secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, foi gravada por um ex-aliado ao pedir que recursos públicos de um projeto de capacitação profissional fossem desviados para sua campanha eleitoral de 2024. O jornal O Estado de S. Paulo divulgou o áudio.

A gravação foi feita por Marcos Rodrigues, ex-presidente do Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia (Iaja), ONG fundada e controlada por Anne. Ele afirma que operava um esquema de desvio de verbas e finalidades em benefício da dirigente petista.

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sob comando de Luiz Marinho (PT), contratou o Iaja para oferecer cursos de qualificação profissional a 750 jovens. A parceria, firmada em setembro, previa o repasse de R$ 1,2 milhão.

O Iaja também coordena o comitê de cultura do Amazonas, vinculado ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura.

Em nota, o MTE informou que suspendeu novos repasses e solicitou esclarecimentos à ONG. A pasta aguarda a conclusão da apuração para decidir sobre eventuais medidas.

“Eu preciso de dinheiro”, disse a dirigente do PT

“Quero falar do projeto nosso, do MTE”, afirma Anne Moura, na gravação. “Precisamos saber como que… Preciso de dinheiro. De forma objetiva: preciso de dinheiro. Estamos prestes a ganhar essa eleição, só que a gente precisa saber como a gente vai fazer isso.”

Durante o diálogo, a secretária questiona os salários de coordenadores do projeto e sugere que os valores devem ir para a campanha. “Esse dinheiro já pode ser recebido?”, pergunta a Marcos Rodrigues. “Agora, essa primeira parcela? Então, vamos acelerar isso aí que isso já me ajuda muito.”

Rodrigues responde que não poderia direcionar toda a quantia, pois precisava usar parte para o trabalho. “Só preciso agora”, insiste Anne. “O momento que mais preciso da minha vida inteira é agora. Depois, não vou precisar.”

Na sequência, ela pede para Rodrigues explicar detalhes da transferência e continua: “Me mande todo o dinheiro possível para ganhar a eleição”. E diz que o valor está sendo totalmente usado para campanha, que não está “colocando nada nos bolsos”.

De acordo com o Estadão, Rodrigues afirmou que não fez a transferência, porque descobriu um plano para retirá-lo do comando da ONG.

Outras denúncias de corrupção

Essa é a terceira denúncia que envolve Anne Moura e o uso de recursos públicos. Parte de uma verba do governo do Amazonas para um projeto cultural com crianças foi para uma escola de samba que a homenageou. Em outra gravação, ela diz que integrantes do Ministério da Cultura autorizaram o uso de um programa federal para fins eleitorais.

Em nota, a secretária afirmou que nunca praticou “qualquer ilegalidade no exercício” de suas atividades. Disse ainda que as gravações estão sendo usadas para “macular sua imagem” e que tomou medidas jurídicas contra os envolvidos.

Crédito Revista Oeste

source
Fonte:
Paulo Figueiredo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.