Saiba quem foi Carlos Reinaldo Mendes, engenheiro morto em desastre aéreo e que dá nome a importante avenida de Sorocaba


Desastre em voo da Vasp ocorreu em 1982 e avenida foi rebatizada no ano seguinte. Ao menos 38 mil veículos circulam pela via diariamente, em cada sentido. Avenida de Sorocaba (SP) homenageia engenheiro morto em acidente aéreo de 1982
Marcel Scinocca/g1
Uma das principais e mais movimentadas vias de Sorocaba (SP), a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, tem em sua história marcas de desenvolvimento, progresso e também luto. Ela leva o nome do engenheiro civil que trabalhava na Prefeitura de Sorocaba e que morreu em um desastre aéreo, aos 34 anos, em 1982.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A avenida passou a ter seu nome em 1983, por força da Lei Municipal 2.188, de 27 de janeiro do mesmo ano. Antes, o trecho chamava-se Major Barros França. O governo era de Claudio Grosso, que sucedeu José Theodoro Mendes, morto um acidente de trânsito em 2020. Theodoro era irmão de Carlos Reinaldo Mendes.
Carlos Reinaldo Mendes era diretor técnico da Companhia de Desenvolvimento de Sorocaba (Codeso). Ele ingressou na empresa pública no ano em que ela foi criada. A Codeso antecedeu a atual Urbes, instituição que gerencia o trânsito e o transporte de Sorocaba.
Tragédia no Ceará
Engenheiro de Sorocaba (SP) que é homenageado em avenida morreu em acidente aéreo de 1982
Projeto Memória/Jornal Cruzeiro do Sul
O engenheiro era um dos 126 passageiros do voo VP 168 São Paulo/Fortaleza. Além dos passageiros, o Boeing levava nove tripulantes da antiga Viação Aérea São Paulo (Vasp). Todos morreram, quando a aeronave, prefixo PP-SRK, caiu no município de Pacatuba, a 30 quilômetros de Fortaleza, no Ceará.
Segundo reportagem publicada por um jornal do município, não houve comunicação com a torre de controle nos minutos que antecederam o acidente. A aeronave teria explodido e se desintegrado após o impacto. O acidente é uma das maiores tragédias da aviação brasileira.
À época, Carlos Reinaldo Mendes teve a missa de sétimo dia realizada na Igreja de Santa Rosália, celebrada pelo arcebispo da cidade, Dom José Lambert. As informações estão no convite da família do engenheiro, publicado pelo mesmo jornal que noticiou a tragédia, em 12 de junho de 1982. A mesma edição também trazia convite parecido da Codeso.
A investigação apontou falha humana nas conclusões sobre o acidente.
Engenheiro de Sorocaba (SP) que é homenageado em avenida morreu em acidente aéreo de 1982
Projeto Memória/Jornal Cruzeiro do Sul
Luto que persiste
Reinaldo Carlos Mendes, que leva nome de umas principais avenidas de Sorocaba (SP), morreu em acidente aéreo em 1982
Arquivo Pessoal
“Carlos Reinaldo Mendes foi um primo muito querido. Nós estudamos juntos na adolescência, aliás, desde o primeiro grau”, relembra Paulo Mendes, ex-prefeito de Sorocaba. Ele conta que Carlos cursou engenharia, enquanto ele preferiu administração. “Como engenheiro civil, o Carlos trabalhou na capital do estado”, relata. Ele relembra também que Carlos deixou a mulher e dois filhos.
A morte de Carlos Reinaldo Mendes ainda traz dor. “Foi um sofrimento e a angústia para a nossa família foi indescritível”, diz, emocionado. Paulo Mendes também fala sobre a homenagem que o primo recebeu. “Foi uma justa homenagem, que muita dedicação e idealismo, trabalhou como engenheiro que viabilizou grandes obras para a nossa cidade.”
O que a avenida tem?
Avenida que homenageia engenheiro em Sorocaba (SP) dá acesso à várias instituições da cidade
Marcel Scinocca/g1
A avenida tem pouco mais de quatro quilômetros de extensão. Boa parte dela, principalmente no bairro Árvore Grande e na antiga Campari, é margeada por uma linha férrea, atualmente desativada.
No Alto da Boa Vista, bairro em que o trecho da avenida começou a se desenvolver nos anos de 1980, a via concentra e dá acesso aos três poderes da cidade, sendo a Justiça do Trabalho, o Fórum de Sorocaba, a Câmara Municipal e a Prefeitura de Sorocaba.
Ainda na avenida, há o prédio onde estão instaladas as promotorias da cidade do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), além de vários meios de comunicação, incluindo a TV TEM e o g1. Perto do acesso à Rodovia Senador José Ermírio de Moraes (SP-75), também está a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sorocaba. A avenida também dá acesso à universidades, cartórios, dezenas de condomínios e à Receita Federal.
Na região dos bairros Árvore Grande e Vila Rica, há centenas de residências e comércios, incluindo concessionárias de veículos, escolas e postos de combustíveis. A via também dá acesso à Biblioteca Municipal Guilherme Senger, a maior e mais movimentada cidade.
Conforme a Secretaria de Mobilidade da Prefeitura de Sorocaba (Semob), 38 mil veículos passam pela via diariamente, em cada sentido. A avenida, conforme a Urbes, é atendida por nove linhas de ônibus.
Avenida que homenageia engenheiro em Sorocaba (SP) é uma das movimentadas da cidade
Eric Mantuan/g1
Dia da Engenharia
O Dia da Engenharia é comemorado no Brasil desde 1934, após um decreto do ano anterior. A data foi escolhida em homenagem ao tenente coronel João Carlos de Villagran Cabrita, patrono da Arma da Engenharia, morto em combate em 1866. Ele era engenheiro.
O engenheiro mecânico Alessandro Nogueira, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Oeas), cumprimentou os profissionais da engenharia na data.
“Parabenizamos todos os engenheiros e engenheiras pelo Dia da Engenharia, reconhecendo a importância fundamental do seu trabalho para o crescimento e qualidade de vida em nossa cidade. Neste dia especial, reafirmamos nosso compromisso com a valorização da engenharia e dos profissionais que fazem a diferença em Sorocaba.”
De acordo com ele, abril é um mês especial para a Associação dos Engenheiros, que também celebra seus 73 anos de história, comemorado na terça-feira (8).
Sede da Associação dos Engenheiros de Sorocaba (SP)
AEAS/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.