“Infelizmente, o pior está por vir”, alerta meteorologista do Inmet sobre chuvas no RS

O meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta preocupante sobre as condições climáticas previstas para o Rio Grande do Sul nas próximas 36 horas. Durante uma entrevistas nesta segunda-feira (29), Schneider projetou que a chuva deve se intensificar significativamente, com possíveis acumulados ultrapassando os 100 milímetros em diversas regiões do estado.

Segundo o especialista, o volume total de chuva pode chegar a 300 milímetros em algumas áreas, especialmente na Região Central e em cidades da Região Metropolitana e da Fronteira Oeste, como Quaraí, que já registrou 120 milímetros nos últimos dias. “Infelizmente, o pior está por vir, porque na quarta-feira, aí sim, a frente fria de fato vai começar a se movimentar e a intensidade da chuva fica até mais abrangente no Estado”, explicou Schneider.

O Inmet emitiu um alerta vermelho devido ao risco elevado de chuva intensa, que traz consigo o perigo de enchentes, cheias, além da preocupação com a queda de granizo e raios. “A situação é de bastante monitoramento, bastante atenção, bastante preocupação em praticamente todo o Rio Grande do Sul nesses próximos três, quatro dias”, acrescentou o meteorologista.

A previsão indica que as chuvas devem perder força apenas a partir de sexta-feira, quando o sistema se deslocará em direção a Santa Catarina. Apesar da diminuição na intensidade, ainda é esperada precipitação em muitas áreas do Rio Grande do Sul. O alerta do Inmet também inclui a possibilidade de vento forte, granizo e raios durante este período.

Os moradores são aconselhados a se manterem informados sobre as atualizações meteorológicas e a seguirem as recomendações das autoridades locais, especialmente em áreas propensas a alagamentos e enchentes.

The post “Infelizmente, o pior está por vir”, alerta meteorologista do Inmet sobre chuvas no RS appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.