Polícia Civil do RS tem nova estrutura organizacional com criação de departamentos especializados

Foi publicado nesta terça-feira (8/4), no Diário Oficial do Estado (DOE), o Decreto nº 58.095, que atualiza a estrutura organizacional da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. A mudança representa um avanço estratégico para modernizar o funcionamento da instituição, qualificando o serviço prestado à população e aprimorando as condições de trabalho dos servidores.

A reestruturação, que altera o Regimento Interno da Polícia Civil (Decreto nº 54.406/2018), foi detalhada em coletiva de imprensa na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre, com a presença do chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, e dos novos responsáveis pelos departamentos criados.

“Estamos atuando em três grandes eixos: gestão, investigação e cuidado com o servidor. Isso leva a Polícia Civil a um novo patamar de tecnologia, conhecimento e agilidade”, destacou Sodré.

Principais mudanças na Polícia Civil do RS

Entre os destaques da nova estrutura, estão a criação de departamentos especializados, divisões inéditas e gabinetes vinculados diretamente ao chefe de Polícia. Confira as principais alterações:

Novos Departamentos Criados:

  • Departamento de Aviação (DAV): coordenará missões aéreas da Polícia Civil e o uso de aeronaves remotamente pilotadas.
  • Departamento de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc): atuará no combate a crimes informáticos, invasão de dispositivos e crimes cometidos na internet, incluindo a dark web.
  • Departamento de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Dercap): focará em infrações como corrupção, lavagem de dinheiro, crimes tributários e contra a Fazenda Pública.

Reforço no combate aos homicídios e ao crime organizado:

  • Divisão de Homicídios do Interior (DHI): integrará o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ampliando a atuação para municípios do interior do Estado.
  • Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco): criada no âmbito do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), inclui a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme).

Gabinetes de assessoramento vinculados ao Chefe de Polícia:

  • Gabinete de Relações Institucionais e Comunicação Social (Grics)
  • Gabinete de Planejamento, Governança e Gestão (GPGG)
  • Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE)
  • Gabinete de Recuperação de Ativos e Políticas Institucionais (Grapi)

Saúde e inovação ganham foco:

  • Departamento de Saúde (DAS): promoverá ações e políticas de saúde física, mental e ocupacional para policiais civis e seus dependentes.
  • Divisão de Inovação Tecnológica (Dinov): atuará no incentivo à inovação aberta, articulação científica e capacitação profissional dentro da Tecnologia da Informação Policial (Dtip).

The post Polícia Civil do RS tem nova estrutura organizacional com criação de departamentos especializados appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.