

Contribuintes devem ficar em dia com o leão até 30 de maio – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil/Divulgação/ND
Entre maio e setembro deste ano a Receita Federal irá depositar a restituição do Imposto de Renda 2025. Ao comprovar as despesas do ano anterior, os contribuintes já conseguem ter noção de quanto receberão do leão quando seu lote chegar. Há, contudo, algumas formas de aumentá-la.
Conforme explica a contadora e coordenadora do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Viviane Theiss, existem dois modelo de declaração que o contribuinte poderá optar: por dedução legal e pelo desconto simplificado.
No primeiro, podem ser utilizadas todas as deduções legais previstas na legislação do imposto de renda da pessoa física. Já o modelo simplificado substitui todas as deduções legais por um valor correspondente à dedução de 20% dos rendimentos tributáveis na Declaração de Ajuste Anual.
Esse valor é limitado a R$ 16.754,34. Ele não justifica, contudo, a variação patrimonial e será considerado como um rendimento consumido. Cada um destes modelos implica no valor final da restituição do Imposto de Renda. Por isso, é necessário escolher o que melhor se encaixa em seu perfil.
Quanto às deduções da base de cálculo do Imposto de Renda, alguns exemplos a serem tomados são:

Exemplos de deduções da base de cálculo do IR e onde são informadas na DIRPF – Foto: Arte/ND
A inclusão de dependentes pode influenciar no valor final da restituição, informa a também professora do ensino superior da UFSC.
Para tanto, o sistema da Receita Federal permite simulações, de forma que o contribuinte consiga visualizar melhor suas opções. É necessário ficar atento à norma que veda a dedução concomitante de um mesmo dependente por mais de um contribuinte.
Isso exceto nos casos de alteração na relação de dependência no ano-calendário em que os fatos aconteceram.
Outras formas de aumentar a restituição do Imposto de Renda 2025
Outra forma de melhorar a restituição é com o pagamento de pensão alimentícia. Ela é dedutível quando paga em cumprimento de decisão judicial ou por escritura pública. As despesas médicas e com instrução do alimentando não são consideradas, porém, como pensão alimentícia paga.
No entanto, estas podem ser dedutíveis se o pagamento foi realizado em decorrência de decisão judicial ou acordo homologado. O mesmo ocorre para despesas médicas, informa Theiss. Na hipótese de ressarcimento parcial, considera-se como dedução apenas o montante não ressarcido.
Além disso, Viviane indica também que outra opção de dedução que faz com que a restituição retorne mais “cheinha”, são as doações:

Tabela de valores referentes às doações dedutíveis no Imposto de Renda deste ano – Foto: Arte/ND
Por fim, podem ser deduzidos, a título de despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes incluídos na declaração, os pagamentos efetuados a instituições de ensino regularmente autorizadas pelo Poder Público até o limite anual individual de R$ 3.561,50.
Podem ser deduzidos também, a fim de melhorar a restituição do IR, os pagamentos efetuados, no ano-calendário, a:
- Médicos;
- Dentistas;
- Psicólogos;
- Fisioterapeutas;
- Fonoaudiólogos;
- Terapeutas ocupacionais e hospitais;
- Exames laboratoriais;
- Serviços radiológicos;
- Aparelhos ortopédicos;
- Próteses ortopédicas e dentárias.
A dedução das despesas restringe-se aos pagamentos efetuados pelo contribuinte relativos ao seu próprio tratamento ou a de seus dependentes.
Qual é o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2025
O prazo final para a declaração do Imposto de Renda 2025 é até as 23h59 do dia 30 de maio.
Calendário de prazos e pagamento do Imposto de Renda 2025
- 1º de abril — início da declaração pré-preenchida;
- 30 de maio — último dia para realizar a declaração (23h59);
- 30 de maio — 1º lote de pagamento;
- 30 de junho — 2º lote de pagamento;
- 31 de julho — 3º lote de pagamento;
- 29 de agosto — 4º lote de pagamento;
- 30 de setembro — Último lote de pagamento.
-
Leia mais
Cards carregados automaticamenteEditar