Inspirada em Munique, Oktoberfest Blumenau terá novidades gastronômicas na 40ª edição

Todos os anos, a Oktoberfest Blumenau celebra a cultura e tradições germânicas. A gastronomia típica é um dos pontos chaves do evento, celebrado ao longo do mês de outubro. Em sua 40ª edição, a festa trará novidades gastronômicas, inspiradas na festividade de Munique, na Alemanha.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Considerada um dos maiores eventos gastronômicos do país, a Oktoberfest Blumenau, realizada no Parque Vila Germânca, apresenta um cardápio variado, para todos os tipos de paladares. Em 2025, novos pratos serão incluídos no evento, como o tradicional Lachssemmel, um sanduíche de salmão na brasa com molho de alho, prato emblemático da versão bávara da festa.

Em busca de inovação a cada edição, a cidade do Vale do Itajaí também contará com a criação de um ponto gastronômico exclusivo para a Linguiça Blumenau, um dos símbolos mais famosos da culinária local.

A 40ª edição da Oktoberfest Blumenau também dará mais visibilidade ao joelho de porco, um prato clássico da culinária alemã, que estará disponível também na praça de alimentação, na Casa do Porco, em uma versão diferente – o Haxe’n’semmel, um sanduíche especial. Outra opção será o torresmo em cone, ou em formato de “pirulito”.

Outros pratos típicos encontrados na Oktoberfest Blumenau

Com uma variedade de pratos, a Oktoberfest Blumenau também conta com o flammkuchen (pizza alemã de massa fina), hambúrguer de pato, bratwurst (salsichão alemão), spätzle (macarrão típico da Alemanha), o tradicional pão com bolinho blumenauense, codorna recheada, schnitzel (carne suína empanada) e a Batata Recheada.

A famosa batata recheada da festividade em Blumenau foi o prato mais consumido na edição de 2024, com mais de 86 mil itens vendidos. Em relação às receitas doces, os visitantes podem apreciar o waffel, o strudel de maçã, cucas e a clássica torta alemã.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Blumenau

Novas diretrizes

Segundo a Prefeitura de Blumenau, novas diretrizes de qualificação e fiscalização serão adotadas nos pontos de alimentação do evento nesta nova edição. Passará a ser obrigatória a participação dos permissionários em um treinamento anual gratuito, conduzido por uma consultoria especializada contratada pela Fundação Promotora de Exposições de Blumenau (PROEB), com foco em segurança alimentar, eficiência no atendimento e apresentação dos cardápios.

Os pontos de alimentação serão acompanhados por um profissional técnico responsável por fiscalizar a conformidade dos itens comercializados com o cardápio previamente autorizado. Ele também deverá garantir as práticas adequadas de higiene, atendimento e qualidade. Os resultados da fiscalização serão informados em relatórios de avaliação. 

A prefeitura comunicou ainda que o edital de permissão de uso para pontos de gastronomia e souvenires, que  prevê a utilização dos espaços pelo período de dois anos, deve ser lançado nas próximas semanas.

O post Inspirada em Munique, Oktoberfest Blumenau terá novidades gastronômicas na 40ª edição apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.