Terceira morte por chikungunya é confirmada em SC; casos aumentam mais de 500% em relação a 2024

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), confirmou a terceira morte por chikungunya em 2025. A vítima é uma mulher de 80 anos, moradora de Xanxerê, no Oeste do estado.

Outros dois óbitos já haviam sido registrados neste ano: o primeiro no dia 1º de janeiro, em Florianópolis, com um homem de 83 anos; e o segundo, no dia 17 de março, com uma idosa de 85 anos, também em Xanxerê. Dois óbitos seguem sob investigação.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

De acordo com o boletim da DIVE, já são 535 casos prováveis da doença, sendo 379 confirmados. Em todo o estado, 42 municípios notificaram casos. Os municípios com maior número de registros são Xanxerê (332), Florianópolis (25), Águas de Chapecó (23) e Campo Erê (23).

Na comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registrados apenas 44 casos prováveis, o aumento é de 568,2%.

“No Oeste de Santa Catarina, especialmente no município de Xanxerê, houve um aumento significativo nos casos de chikungunya nos primeiros meses de 2025. Por isso, é importante que a população faça sua parte, eliminando os focos do mosquito Aedes aegypti, utilize repelentes e busque atendimento médico ao apresentar sintomas compatíveis com a doença”, destacou João Augusto Fuck, diretor da DIVE.

Sintomas

A chikungunya é uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti, também responsáveis pela dengue e zika. Os principais sintomas surgem entre 4 e 8 dias após a picada e incluem:

  • Febre alta (acima de 38,5°C)
  • Dor intensa nas articulações
  • Dor muscular
  • Dor de cabeça
  • Cansaço extremo
  • Manchas vermelhas na pele

O diagnóstico pode ser feito com base nos sintomas e confirmado por exames de sangue, como testes sorológicos e PCR.

Idosos, recém-nascidos e pessoas com doenças crônicas estão entre os grupos mais vulneráveis. A dor nas articulações pode persistir por semanas ou até meses, impactando a qualidade de vida dos pacientes.

Leia mais

Menina sequestrada pelo pai volta a reencontrar família em Blumenau

VÍDEOS: Piloto de avião faz pouso de emergência em meio a carros na BR-101, em Garuva

Motociclista morre ao bater contra carreta em Blumenau

Participe dos canais do Portal Alexandre José

O post Terceira morte por chikungunya é confirmada em SC; casos aumentam mais de 500% em relação a 2024 apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.