Justiça determina que Prefeitura de Teresina instale comitê para atendimento especializado a pessoas em situação de rua


Liminar atende ação movida pelo Ministério Público. Criação do grupo chegou a ser instituída no Decreto Municipal n° 18.941, em 2019. Justiça determina que Prefeitura de Teresina instale comitê para atendimento especializado a pessoas em situação de rua
Reprodução/TV Cabo Branco
A Justiça determinou, a pedido do Ministério Público do Piauí (MPPI), que a Prefeitura de Teresina instale e coloque em funcionamento o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua. A criação do grupo chegou a ser instituída no Decreto Municipal n° 18.941, publicado no Diário Oficial do Município em 20 de agosto de 2019 e assinado pelo então gestor Firmino Filho (PSDB).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O g1 buscou a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), e aguarda posicionamento.
Determinação judicial
Conforme a determinação, o Comitê deve ser formado por representantes do poder público municipal e da sociedade civil e por pessoas em situação de rua.
Além de exigir a nomeação formal dos membros, a decisão obriga que o Município de Teresina forneça condições para o efetivo funcionamento e cumprimento dos objetivos do Comitê, como ações coordenadas, alocação de recursos e mecanismos de fiscalização.
Entre os objetivos do Comitê estão: formação de profissionais e gestores para atuação na área; produção e divulgação de dados e indicadores sociais, culturais e econômicos; promoção do acesso aos benefícios públicos; implantação de centros de referência especializados e ações de segurança alimentar e nutricional; e a disponibilização de programas de qualificação profissional.
Ação Civil Pública
A Promotoria de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos, do MPPI, propôs Ação Civil Pública após reconhecer que o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para População em Situação de Rua não foi instalado.
“Foi ajuizada como decorrência de instauração de Procedimento de Acompanhamento das Políticas Públicas referentes à População em Situação de Rua de Teresina, especialmente em face da inércia do Município de Teresina no que tange ao fornecimento de condições para o pleno funcionamento do Comitê e, em consequência, para a efetivação das políticas públicas destinadas a esta parcela da sociedade já tão vulnerabilizada social e economicamente”, afirmou o MPPI.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
a
Adicionar aos favoritos o Link permanente.