Movimento dos Produtores Com Terra (MCT) será lançado neste sábado em Zortéa

Zortéa – Será lançado neste sábado (05), às 13h, em Zortéa, o Movimento dos Produtores Rurais Com Terra (MCT). O evento será na Fazenda Volta Grande, que ficou conhecida em nível regional devido à longa disputa judicial entre os proprietários do imóvel e o Movimento Sem Terra, que por quatro vezes chegou a acampar no local, mas por determinação judicial, acabava sempre sendo retirado.

O movimento, ainda na fase inicial, já conta com o apoio de diversas lideranças do agro e políticas. Em Santa Catarina, tem o apoio do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, do deputado estadual Sargento Lima, de Joinville, da deputada federal Daniela Reinehr, do senador Esperidião Amin, Enori Barbieri (Faesc), do ex-secretário de estado da Agricultura, Valdir Colatto e de fora do estado, como o deputado estadual Gilberto Cattani, do Mato Grosso, Antoni Galvan, o ex-presidente da Aprosoja e o músico,empresário e advogado Edson Dutra, do grupo Os Serranos.

A ideia surgiu em contraponto ao Movimento Sem Terra. Segundo os idealizadores, o MCT tem por objetivo valorizar a propriedade privada, direito assegurado constitucionalmente e que, em ocasiões, é desrespeitado.

Em Santa Catarina, recentemente, o governador Jorginho Mello sancionou a lei Abril Amarelo, que repudia a invasão de propriedade alheia. Abril também é o mês em que ocorrem, em todo o Brasil, invasões no chamado “Abril Vermelho”, promovido pelo MST.

Na atual gestão federal, várias invasões já foram registradas, após terem sido praticamente extintas no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Agora, nessas investidas, o MST tem encontrado resistência e conflitos armados já foram registrados.

Entretanto, o MCT deixa claro que não é um movimento de combate ao MST, mas de apoio e reforço aos produtores rurais que exigem somente o que a lei lhes concede, que é o direito à propriedade.

O evento em Zortéa, idealizado pelo advogado e produtor rural Marcelo Henrique Barison, promote atrair grande número de apoiadores na região. A Fazenda Volta Grande é defendida na justiça pelo escritório Barison Advocacia, que vem conseguindo desempenhar com êxito a defesa dos objetivos na esfera judicial. O evento é aberto a qualquer interessado, desde que comungue com os mesmos ideais.



Adicionar aos favoritos o Link permanente.