Felipe Neto agora diz que anúncio de pré-candidatura era só ação de marketing

O influenciador digital Felipe Neto afirmou ter feito uma ação de marketing um dia após publicar um vídeo em suas redes sociais na quinta-feira (03) dizendo que era pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. Na mesma gravação, ele havia anunciado o lançamento de uma rede social chamada Nova Fala.

O youtuber, que participou ativamente da campanha eleitoral de 2022 defendendo a candidatura do presidente Lula (PT), tem um histórico de reviravoltas em seus posicionamentos políticos.

Questionada pela reportagem na quinta-feira sobre a seriedade do anúncio da pré-candidatura, sua assessoria não respondeu. Nos comentários, parte dos seus seguidores tratava o comunicado como brincadeira. Nesta sexta (04), Felipe Neto disse que seu anúncio não correspondia a uma intenção verdadeira.

“Eu anuncio a minha pré-candidatura à Presidência da República. E este não é um gesto de vaidade, porque eu construí um legado financeiro e na comunicação que já me alimenta o estômago e o ego para o resto da vida”, afirmava no vídeo divulgado na quinta.

“Eu quero ser presidente porque eu, embora seja um homem de fora da política, eu tenho ao meu lado a maior arma do nosso tempo: o uso das redes […] Não há escapatória nenhuma, então por que não usar a dependência das redes a favor do povo?”, continuava.

Em seguida, Felipe Neto dizia que lançaria a rede social como “uma espécie de laboratório onde cada cidadão, enquanto interage com os conteúdos, cede voluntariamente informações para que nós possamos saber as reais preferências e necessidades do povo brasileiro”.

Ele então comparara a nova rede a um ministério —”ainda vou definir qual, talvez o da verdade”— e acrescentava que “no mínimo ela ajudaria a entender qual é a opinião da maioria sobre cada momento da história” e, “na melhor das hipóteses, permitiria criar uma forma de governo neutra, sem qualquer ideologia”.

As declarações do youtuber eram permeadas de referências ao livro “1984”, de George Orwell. O Ministério da Verdade, na obra de ficção, é um órgão da administração pública responsável pela reedição constante dos registros históricos para adequá-los à versão do governo.

O nome da rede social, Nova Fala, é similar ao termo novilíngua, como é denominada a linguagem simplificada que aparece no romance. Na gravação, Neto até chega a dizer que deseja ser um “irmão mais velho” para o país. O Grande Irmão é um personagem do livro, o líder do regime e que tudo vê.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.