Para divulgar aos estudantes o fim do prazo para pedir isenção da taxa do Enem, o vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), aproveitou o “gancho” do lançamento do novo álbum da cantora Anitta “Funk Generation”.
“Atenção, Funk Generation! Só está liberado dar stream no novo álbum da Anitta quem já tiver concluído o pedido de isenção da taxa do ENEM 2024”, escreveu.
Atenção, Funk Generation!
Só está liberado dar stream no novo álbum da @Anitta quem já tiver concluído o pedido de isenção da taxa do ENEM 2024! O prazo final é hoje.
Vejam as condições aqui:https://t.co/TJ5vdSgSus
Estamos combinados?
— Geraldo Alckmin
(@geraldoalckmin) April 26, 2024
Essa forma de comunicação com tom bem-humorado tem feito sucesso, principalmente no X (antigo Twitter). Um levantamento feito pela consultoria Bites, a pedido da CNN, aponta que das cinco postagens feitas por Alckmin com mais interações no ano, quatro foram piadas feitas com ajuda de desenhos, como animes japoneses.
Muito obrigado pela parceria, Toyota!
– Confiança: R$ 11 bi de investimentos, até 2030, sendo R$ 5 bi até 2026
– Renda: 2 mil novos empregos diretos e 8 mil indiretos, até 2030
– Inovação: novos modelos de automóveis
– Sustentabilidade: veículos ainda mais eficientes, inclusive… pic.twitter.com/bfqUzUQNm6— Geraldo Alckmin
(@geraldoalckmin) March 5, 2024
A mudança de rumo na comunicação das redes sociais foi ideia do próprio vice-presidente. Alckmin reuniu a equipe de comunicação depois da reunião presidencial realizada pouco antes de o governo completar 100 dias, no ano passado. No encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou dos ministros que divulgassem melhor os feitos do governo.
Como além de vice-presidente, Alckmin também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, ele decidiu usar nas redes mais memes, desenhos, imagens engraçadas para que o público recebesse de forma mais leve temas técnicos do ministério e do governo.
Recentemente, Alckmin postou uma imagem do personagem Papa-léguas após Lula pedir mais agilidade. O vice-presidente e outros três ministros foram cobrados durante um evento, em tom de brincadeira, para dedicarem mais tempo à articulação política.
O vice-presidente também publicou outro meme nas redes sociais em que seu rosto aparece no corpo de um entregador dos Correios. “Hoje a boa notícia veio de Sedex 10”, escreveu Alckmin ao comentar a aprovação do projeto de lei que trata da chamada “depreciação superacelerada”.
Hoje a boa notícia veio de Sedex 10!
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A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado acaba de aprovar o relatório do senador Jaime Bagattoli @jaimebagattoli do projeto de lei de depreciação acelerada, com incentivos para a modernização das máquinas e equipamentos industriais. Com… pic.twitter.com/nUDIIS24gu— Geraldo Alckmin
(@geraldoalckmin) April 23, 2024
Com essas postagens, o número de seguidores teve um aumento significativo. O perfil do vice-presidente passou de 900 mil em 2022 para mais de 1,4 milhão. Mas para André Eler, diretor técnico da Bites, muitos perfis de personalidades, inclusive o do vice-presidente, tiveram perda de seguidores esse ano.
“O Twitter teve uma limpa de bots [perfis automáticos, robotizados] no início do mês e isso pode ter impactado uma queda relevante. Mas não tem nenhuma atividade excepcional do perfil do Alckmin que justifique. É normal que haja uma queda com essas limpezas”, explicou.
TOP 3 ministros
Segundo o levantamento da Consultoria Bites, Alckmin está bem colocado entre os ministros quando o assunto são redes sociais.
Segundo o ranking, entre os auxiliares do presidente, ele é o terceiro em interações. Só perde para o ministro da Educação, Camilo Santana, e o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta.
Outras redes
Alckmin já utilizava o perfil no X quando era governador de São Paulo. Segundo o levantamento, o número de seguidores cresceu quando ele se uniu ao presidente Lula na campanha para 2022.
Com esse sucesso, a equipe de comunicação começou a usar as outras redes como Facebook e Instagram. Segundo dados do próprio Instagram, um extrato dos últimos 30 dias mostra que o número de seguidores subiu 33% passando de 524 mil para esse número de 660 mil.
Veja o ranking dos ministros do governo Lula com mais interações nas redes sociais:
- Camilo Santana (PT) – 2.561.644 seguidores
- Paulo Pimenta (PT) – 2.462.849 seguidores
- Geraldo Alckmin (PSB) – 2.278.347 seguidores
- Paulo Teixeira (PT) – 1.933.984 seguidores
- Silvio Almeida – 1.909.611 seguidores
- Sonia Guajajara (PSOL) – 1.100.938 seguidores
- Alexandre Padilha (PT) – 1.038.631 seguidores
- Simone Tebet (MDB) – 992.277 seguidores
- Marina Silva (Rede) – 961.318 seguidores
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Fonte : CNN BRASIL