NASA revela quando a Terra deixará de existir

A Terra já tem data prevista para desaparecer, segundo modelos matemáticos e simulações computacionais analisados por cientistas da NASA. De acordo com os pesquisadores, o planeta deve se tornar inabitável muito antes de ser totalmente destruído pelo Sol, o que deve ocorrer em cerca de 5 bilhões de anos, quando a estrela entrar na fase de gigante vermelha.

Com a evolução estelar, o Sol aumentará drasticamente de tamanho e temperatura, o que levará à destruição da atmosfera terrestre e à evaporação dos oceanos. As alterações na radiação solar tornarão impossível a existência de qualquer forma de vida no planeta.

Apesar do cenário distante e extremo, pesquisadores da NASA e de instituições como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) reforçam que a ciência pode desenvolver soluções para adiar esse destino. Entre as apostas estão tecnologias de geração de oxigênio em ambientes controlados e projetos de terraformação, que poderiam permitir a adaptação de outros planetas, como Marte, para a vida humana.

O ciclo de vida do Sol é bem conhecido pela astrofísica. Atualmente, ele está na fase de fusão de hidrogênio. Mas, com o esgotamento desse combustível, começará a expandir-se, possivelmente engolindo planetas como Mercúrio, Vênus e até a Terra. Enquanto isso, cientistas seguem estudando formas de garantir a sobrevivência da humanidade fora do planeta.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.