Câmara promove audiência pública sobre a criação da Universidade do Estado do Oeste e Sudoeste do Pará


O evento reuniu representantes da UEPA, Prefeitura de Santarém e Semed no Plenário Benedito Magalhães para ampliar o diálogo sobre a necessidade de expansão do ensino superior na região. Audiência pública sobre criação de nova universidade
Alcindo Lima / 94 FM
A Câmara Municipal de Santarém realizou nesta quinta-feira (3), uma audiência pública para debater a criação da Universidade do Estado do Oeste e Sudoeste do Pará. O evento reuniu representantes da UEPA, Prefeitura de Santarém e Semed no Plenário Benedito Magalhães para ampliar o diálogo sobre a necessidade de expansão do ensino superior na região.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A audiência foi solicitada por meio de requerimento da Vereadora Alba Leal (MDB) e contou com a contribuição de acadêmicos, servidores públicos, da secretaria regional de Governo, deputada estadual Maria do Carmo (PT) e demais interessados no tema.
“A gente está fazendo essa discussão pública com a população, abrindo para as pessoas colocarem também o seu ponto de vista em relação à criação dessa nova universidade. A nossa visão é que, criando essa nova universidade, nós vamos ter mais autonomia, nós vamos ter condições de ampliar os braços da própria UEPA, ampliando também a geração de novos cursos, chegando em outros locais e trazendo a possibilidade das pessoas ingressarem para fazer um ensino superior de forma gratuita, ingressando numa instituição que vai abrir essas possibilidades de crescimento para toda a região”, disse o coordenador do Campus da UEPA, professor Jeferson Souza.
Ainda segundo o coordenador do Campus da Uepa, a criação de uma nova universidade vai possibilitar que estudantes de outros municípios possam cursar o ensino superior nas suas cidades.
“Devido Santarém ser um cidade universitária, muitos alunos vêm de outros municípios, como Oriximiná, Óbidos, Terra Santa, Juruti e outros que fazem parte aqui da Calha Norte, buscar esse conhecimento aqui em Santarém. Então, a gente conhece bem a logística aqui, não é muito simples, né? O aluno se deslocar, mudar de cidade, vir para Santarém. Então, com a criação da nova universidade, a gente cria possibilidades de novos polos, de estrutura para novos cursos, a ampliação talvez de vagas. Isso tudo está dentro das possibilidades que nós imaginamos para essa nova universidade”, pontuou.
Audiência pública atraiu grande público para discutir sobre criação de nova universidade
Alcindo Lima / 94 FM
A autora do requerimento para a sessão, vereador Alba Leal disse que a discussão sobre a implantação da Universidade do Oeste e Sudoeste do Pará muito importante e que ela ficou muito feliz com a presença dos acadêmicos e das instituições.
“Nós reunimos com o professor Juarez, onde ele também nos trouxe essa temática que eu achei muito importante. E por que não discutir a nível de audiência? Por que não chegar até o nosso governador a necessidade de ampliar a educação em relação ao nosso Pará. Então, eu fico muito feliz de poder trazer para cá, para a Câmara, mais uma vez, uma audiência, uma discussão de alta relevância, de muito importância”, destacou a vereadora.
*Colaborou Alcindo Lima, da Rádio 94 FM
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.