Novas obras impulsionam programa

Siga @radiopiranhas

A Paraíba é um dos estados a serem beneficiados por uma nova etapa de expansão do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), empreendimento que visa ampliar a oferta de água para cerca de 12 milhões de pessoas em quase 400 municípios do Nordeste. Por meio de um investimento de R$ 491,3 milhões, o Governo Federal executará a instalação de seis novos conjuntos de motobombas nas estações de bombeamento do Eixo Norte da obra. Com a iniciativa, estima-se que a capacidade de transporte de água desse sistema — que é de até 24 metros cúbicos por segundo (m3/s) — seja expandida para mais que seu dobro, chegando até 49 m3/s.

De acordo com o Governo Federal, esse reforço beneficiará, diretamente, não apenas cidades paraibanas, mas municípios de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, sendo considerado essencial para atender à demanda crescente por recursos hídricos na região — incluindo o abastecimento para populações urbanas, agricultura e atividades produtivas.

A contratação para o projeto foi homologada na última segunda-feira (31) e integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal. As obras de expansão no Eixo Norte devem durar cerca de três anos e serão conduzidas pelo Departamento de Projetos Estratégicos (DPE) da Secretaria Nacional de Infraestrutura Hídrica (SNSH), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

O diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da SNSH, Bruno Cravo, destacou a importância da medida para impulsionar o avanço da chamada transposição do Rio São Francisco. “Esse investimento de quase meio bilhão de reais reafirma o compromisso do presidente Lula e do ministro Waldez Góes com a segurança hídrica do Nordeste. A ampliação da capacidade de bombeamento do Eixo Norte garantirá não apenas a continuidade e perenidade do Pisf, mas também sua expansão. Essa melhoria é essencial para viabilizar dois grandes projetos: os ramais do Salgado e do Apodi, que, juntos, somam mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos e serão fundamentais para ampliar a oferta de água na região”, ressaltou. Das duas outras obras mencionadas por Bruno, a construção do Ramal do Apodi já atingiu 72% de conclusão, com o objetivo de atender moradores na Paraíba, no Ceará e, principalmente, no oeste do Rio Grande do Norte.

Sistema de bombeamento

Até o momento, segundo o Governo Federal, o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco possui seis conjuntos de motobombas, válvulas e acessórios interligados, capazes de garantir um volume contínuo de transporte de água entre um poço de sucção e uma área de escoamento, por meio de tubulações forçadas. Todo esse sistema está instalado em um prédio com três pavimentos.

A partir de suas três estações de bombeamento, a estrutura conduz as águas do Rio São Francisco até milhões de pessoas nos estados de Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Cerca de 600 milhões de metros cúbicos de água já foram fornecidos pelo Eixo Norte.

Maior do país

Com 477 km de extensão, divididos em dois eixos (Leste e Norte), o Pisf é a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, buscando garantir segurança hídrica para habitantes de regiões onde a estiagem é frequente.

*Matéria publicada originalmente na edição do dia 03 de abril de 2025.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.