Paraíba registra 3.313 casos de arboviroses em 2025, com 564 de febre oropouche

Siga @radiopiranhas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta quarta-feira (2), um novo Boletim Epidemiológico sobre arboviroses na Paraíba em 2025. Entre 1º de janeiro e 29 de março, foram registrados 3.313 casos prováveis, sendo:

• 2.437 de dengue (73,56%)
• 307 de chikungunya (9,27%)
• 5 de zika (0,15%)
• 564 de febre oropouche

Até o momento, houve 1 óbito confirmado por dengue, em São Domingos do Cariri, e outros três óbitos seguem em investigação: dois por dengue, em João Pessoa e Pedras de Fogo, e um por chikungunya, em Campina Grande. Não há mortes confirmadas ou sob investigação por zika.

Redução de casos em relação a 2024

A técnica da SES responsável pelas arboviroses, Carla Jaciara, destacou que houve uma redução de mais de 50% nos casos de dengue em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 5.789 casos prováveis. No entanto, alerta para o risco de subnotificação, reforçando a importância de buscar atendimento médico e evitar a automedicação ao apresentar sintomas de dengue, chikungunya ou zika.

Prevenção é essencial

A SES reforça que o combate ao Aedes aegypti é fundamental para evitar novas infecções. A população deve eliminar possíveis focos do mosquito, mantendo caixas d’água fechadas, calhas limpas e descartando recipientes que acumulem água.

A Secretaria segue monitorando a situação e promovendo ações preventivas junto aos municípios, incluindo treinamentos para Agentes de Controle de Endemias, campanhas de vacinação e mutirões de combate ao mosquito.

@politicaetc

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.