Siga @radiopiranhas
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pediu ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), urgência na análise de uma proposta que busca suspender a ação penal do golpe que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é da CNN Brasil.
A proposta, apresentada nesta terça-feira (2), argumenta que a Câmara pode intervir no caso porque um dos réus é o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-SP). O PL se baseia no artigo 35 da Constituição, que permite ao Legislativo sustar ações penais contra parlamentares.
Se aprovada, a medida pode abrir brecha para beneficiar outros réus, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Para isso, o PL precisa do apoio de 257 deputados.
O partido também quer usar a votação para medir o apoio ao projeto de anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, mas depende da vontade política de Hugo Motta, que até agora resiste à pressão.
A proposta tem apoio da bancada do PL na Câmara e da executiva nacional do partido. O líder da legenda na Câmara, Sóstenes Cavalcante, defende que a medida ajudaria a “pacificar o país” e reduzir a polarização política.
@politicaetc
source