Rússia anuncia maior recrutamento militar em mais de uma década

Siga @radiopiranhas

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta segunda-feira, 1º, o maior recrutamento militar do país em mais de dez anos. O decreto presidencial, divulgado pela agência Interfax e publicado no site oficial do governo, convoca 160 mil cidadãos com idades entre 18 e 30 anos para o serviço militar obrigatório até julho deste ano.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

A convocação faz parte da chamada da primavera, uma das duas rodadas de recrutamento anuais realizadas no país. O número supera o da última campanha de outono, que mobilizou 133 mil pessoas entre outubro e dezembro de 2024, e representa o maior contingente alistado desde o início da última década.

A mudança ocorre após o governo russo ampliar o limite de idade para o alistamento — que até o ano passado era de 27 anos — para 30 anos. A imprensa russa relata que o número de integrantes das Forças Armadas subiu para aproximadamente 2,4 milhões.

Segundo o decreto, “soldados, marinheiros, sargentos e suboficiais cujo serviço militar obrigatório tenha expirado” serão dispensados. O alistamento obrigatório é visto como um dos principais instrumentos de renovação e expansão das fileiras militares do país.

O anúncio vem no momento em que a guerra contra a Ucrânia ultrapassa três anos de duração. Apesar de não mencionar diretamente o conflito, o aumento no contingente militar coincide com os esforços do Kremlin para sustentar a presença russa no front e reforçar sua capacidade operacional.

source
Fonte : Hora Brasilia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.