Coruja rara é resgatada após colidir contra vidraça de supermercado em SC

Uma coruja da espécie Caburé-acanelado (Aegolius harrisii), rara em Santa Catarina, foi resgatada nessa segunda-feira (31) em Jaraguá do Sul. O animal se chocou contra a vidraça de um supermercado no bairro Barra do Rio Cerro e foi atendido pela equipe do programa Resgate de Fauna da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente).

Coruja rara é resgatada após colidir contra vidraça de supermercado em SC - Fujama/Divulgação/ND

1
2

Coruja rara é resgatada após colidir contra vidraça de supermercado em SC – Fujama/Divulgação/ND

A ave, do tipo Caburé-acanelado, se chocou contra a vidraça de um supermercado, mas não sofreu ferimentos grave  - Fujama/Divulgação/ND

2
2

A ave, do tipo Caburé-acanelado, se chocou contra a vidraça de um supermercado, mas não sofreu ferimentos grave – Fujama/Divulgação/ND

Após avaliação veterinária, foi constatado que a ave não sofreu ferimentos graves. No mesmo dia, ela foi devolvida à natureza.

Animal foi solto na natureza – Vídeo: Fujama/Divulgação/ND

Segundo o biólogo da Fujama, Christian Raboch Lempek, há poucos registros dessa espécie no estado. “Temos alguns em Mafra, Água Doce e Três Barras, mais próximos à divisa com o Paraná. Para a região do Vale do Itapocu, não havia registros”, afirmou.

O especialista destacou que o resgate de fauna é fundamental para identificar espécies na região. “Esse tipo de trabalho nos permite descobrir a presença de animais raros. Os observadores de aves ficaram empolgados, porque já haviam tentado registrar essa coruja em outros locais”, disse.

Hábito noturno e alimentação: conheça mais sobre coruja resgatada

A Caburé-acanelado é uma coruja de hábitos noturnos e, às vezes, crepusculares. “No fim da tarde, ela já começa a se movimentar”, explicou Lempek. Sua alimentação inclui pequenos mamíferos, aves e até morcegos.

“É um bichinho que é raro de aparecer e não tem muito estudo sobre ela. É muito bom saber que graças a conservação ambiental esta espécie de ave está ocorrendo na nossa cidade. Isso é muito importante”, destacou Christian Lempek.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.