Desativar um recurso do seu celular pode reverter o envelhecimento do cérebro em 10 anos

Jovem mexendo no celular

Passar muito tempo na internet pode acelerar envelhecimento do cérebro – Foto: Freepik/ND

Um estudo canadense revelou que desligar a internet do celular por duas semanas pode rejuvenescer o cérebro em até 10 anos. A pesquisa, conduzida pela Universidade da Colúmbia Britânica, mostrou que essa simples mudança melhora a atenção, a saúde mental e o bem-estar geral.

Como foi o estudo que analisou o envelhecimento do cérebro?

O experimento foi realizado com 400 participantes, entre estudantes e adultos em idade produtiva. Eles instalaram um aplicativo que bloqueava o acesso à internet pelo celular, mantendo apenas chamadas e mensagens SMS.

Publicado na revista PNAS Nexus, a pesquisa envolveu participantes dos Estados Unidos e Canadá, com idade média de 32 anos. Do total, 63% eram mulheres, 29% estudantes e 42% trabalhavam em tempo integral.

Pessoa mexendo no celular

Participantes relataram uma melhora na saúde mental – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Durante o estudo, os participantes responderam a três questionários sobre seu desempenho cognitivo ao longo de um mês. Os resultados foram surpreendentes.

Resultados

A atenção sustentada – ou seja, a capacidade de se concentrar por mais tempo – aumentou a ponto de se equiparar à de pessoas 10 anos mais jovens.

Além disso, 90% dos participantes relataram uma melhora na saúde mental, comparável aos efeitos de antidepressivos após duas semanas de uso.

Outro dado relevante foi a redução do tempo de tela, que caiu quase pela metade. Em um dos grupos, a média diária passou de 5 horas e 14 minutos para 2 horas e 41 minutos.

Desativar internet do celular pode reverter o envelhecimento do cérebro em 10 ano

Desativar internet do celular pode reverter o envelhecimento do cérebro em 10 anos – Foto: Kireyonok_Yuliya/Freepik/ND

Com menos tempo online, os participantes passaram a socializar mais, praticar exercícios e ter maior contato com a natureza, fatores que os pesquisadores acreditam ter contribuído para os benefícios observados.

Mesmo aqueles que não seguiram totalmente a proposta apresentaram melhorias, ainda que em menor escala.

“Apesar dos muitos benefícios da internet móvel, reduzir a conexão constante com o mundo digital pode ter efeitos positivos significativos”, aponta o estudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.