Escolas da Rede Estadual da Paraíba participam da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Siga @radiopiranhas

Dois projetos de escolas da Rede Pública Estadual da Paraíba foram selecionados para participar da 23ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – ‘Criatividade de Inovação’ (Febrace), que aconteceu de 25 a 28 de março na Universidade de São Paulo (USP). O evento tem o objetivo de estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo entre estudantes do ensino básico e técnico, promovendo soluções inovadoras para desafios contemporâneos.

As estudantes Eloisa Marques de Sousa, Islane Soares da Silva, Diévele Liandra Silva dos Santos que compõem o grupo de estudos ‘Os Sapiens’ da ECIT Francisca Martiniano da Rocha participaram da Febrace apresentado o projeto Valor no Campo: planejamento orçamentário para famílias da zona rural no município de Lagoa Seca no Agreste paraibano.

O projeto é coordenado pelos professores Alexandre Silva de Lima, Sandra Alice Farias Alves e Damião Raniere Queiroz e tem o objetivo de criar um indicador que reflita de forma adequada o custo de vida local e contribua para políticas públicas de bem-estar social e econômico. A metodologia adotada envolve pesquisa e revisão dos indicadores socioeconômicos, o mapeamento de estabelecimentos comerciais de produtos de cesta básica e pesquisa do orçamento familiar do município de Lagoa Seca.

Os dados são coletados mensalmente e analisados estatisticamente para determinar variações e tendências. Este índice deverá ser equiparado com outros índices de custo de vida em cidades semelhantes para validar sua precisão e relevância. O projeto também está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidades (ONU), especialmente o ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

“Enquanto gestora avalio como uma experiência grandiosa: primeiro pelo fato de estarmos representando nosso município, a 3ª Gerência Regional de Ensino e a Paraíba na maior Feira de Ciências e Engenharia da América Latina. Segundo por mostrar o potencial da escola pública estadual em eventos a nível nacional e ainda mais por elevar o nome de jovens meninas na área da pesquisa científica”, frisou a gestora da ECIT de Lagoa Seca, Michelle Fialho.

Outro projeto selecionado foi o Gaiacomp: Compostagem Inteligente e Automatizada para o Campo da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido do município de Cuité. Os estudantes Giovanni Silva Souto, Agnes Louise Lopes Rodrigues da Silva e Wildson Santos Soares sob coordenação dos professores João Paulo Santos da Silva e Hilton Sabino de Araujo Junior.

A equipe participou de forma virtual na Febrace, enviando um vídeo de apresentação do projeto para a organização do evento. O projeto GaiaComp foi desenvolvido com o objetivo de otimizar o processo de compostagem por meio de automação e monitoramento de variáveis cruciais, como temperatura, umidade e pH. A questão identificada foi a necessidade de uma solução sustentável e tecnológica para a gestão de resíduos orgânicos, especialmente em áreas rurais e pequenas propriedades agrícolas.

O projeto propõe uma composteira automatizada que utiliza sensores integrados a um sistema Arduino, com dados monitorados em tempo real através de um aplicativo móvel.

Febrace
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é promovida pela Escola Politécnica da USP e realizada anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC).

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

source
Fonte:
Rádio Piranhas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.