Início de abril marca abertura da colheita de pinhão em Santa Catarina

A partir de 1º de abril, agricultores catarinenses estarão autorizados a colher, transportar e vender o pinhão em todo o estado. Até essa data, a prática segue proibida para respeitar o chamado período de defeso da araucária, tempo essencial para a reprodução da árvore, alimentação da fauna e renovação da espécie.

A liberação marca o início oficial da safra de uma das sementes mais tradicionais do estado. No entanto, as previsões para 2025 não são das mais animadoras. Técnicos da Epagri, após visitas a diversas propriedades na Serra Catarinense — principal polo de produção do pinhão — observaram uma oscilação significativa nos volumes esperados entre os municípios.

De acordo com José Márcio, gerente regional da Epagri, a expectativa é cautelosa. “A safra começa agora em 1º de abril. É um produto que tem peso na economia local, especialmente aqui na Serra. Mais de 30% das famílias de agricultores familiares tiram parte da sua renda da colheita do pinhão”, explicou.

A semente, típica do outono e inverno, tem forte presença na cultura regional e é fonte de sustento para milhares de produtores, especialmente em áreas rurais. Mesmo com a possível baixa em algumas regiões, o produto deve continuar sendo destaque nas feiras e mercados durante os próximos meses.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.