Efraim Filho destaca avanço nas negociações para federação entre União Brasil e PP

Siga @radiopiranhas

O senador paraibano Efraim Filho (União Brasil) destacou, nesta sexta-feira (28), em suas redes sociais, o avanço nas negociações para a possível federação entre União Brasil e Progressistas (PP). O parlamentar compartilhou detalhes de uma reunião com Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, e ACM Neto, uma das principais lideranças do União Brasil, onde discutiram o cenário político e o futuro das duas siglas.

“A conversa foi positiva, com o sentimento de que diálogo constrói pontes e a convicção de ver respeitada a liderança que construímos na política como senador na Paraíba e como líder do União Brasil no Congresso Nacional. Ainda há muito a definir, mas a primeira conversa foi extremamente positiva”, escreveu Efraim.

A possível federação entre os partidos ganhou força nos últimos dias após o aval dos dirigentes do PP para dar continuidade às negociações. Caso seja formalizada, a aliança resultaria na maior bancada da Câmara, com 109 deputados, e a terceira maior do Senado, com 13 senadores. Além disso, a federação teria sob seu comando quatro ministérios do governo federal.

Impacto na Paraíba

Na Paraíba, a federação entre União Brasil e PP pode aproximar adversários históricos, já que Efraim Filho e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), que hoje estão em lados opostos na política estadual, passariam a integrar o mesmo bloco partidário. Essa mudança pode redefinir alianças e estratégias para as eleições de 2026, especialmente na disputa pelo governo do estado, onde Efraim é pré-candidato.

A federação partidária funciona como uma fusão temporária entre legendas, exigindo que elas atuem juntas por pelo menos quatro anos, compartilhando tempo de TV, fundo partidário e adotando um mesmo programa político. Caso se concretize, será a quarta federação partidária em vigor no Brasil, ao lado das alianças já formadas entre PT-PCdoB-PV, PSDB-Cidadania e PSOL-Rede.

Os próximos passos agora dependem do posicionamento oficial do União Brasil, que deve decidir se avança com a federação. Enquanto isso, Efraim segue participando das articulações, reforçando sua influência tanto no Congresso quanto na política paraibana.

@politicaetc

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.