Para comemorar aniversário de 60 anos, atleta amador se desafia a dar 60 voltas em pista de corrida: ‘Nunca é tarde’


Ao todo, João Duarte de Lima percorreu 24 quilômetros na pista de atletismo de Marília (SP). Em entrevista ao g1, ele contou que a corrida o ajudou a abandonar antigos vícios. João Duarte, de 60 anos, comemorou seu aniversário dando 60 voltas na pista de atletismo de Marília (SP)
Arquivo pessoal
Para muitos, completar mais um ano de vida é sinônimo de bolo e festa. Mas, para João Duarte de Lima, de 60 anos, a comemoração pelo aniversário é sinônimo de superação. O aposentado, de Marília (SP), decidiu celebrar a data com um desafio: dar 60 voltas na pista de atletismo da cidade, percorrendo 24 quilômetros no total.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O treino de aniversário foi uma ideia espontânea, sem planejamento detalhado. Com uma rotina de treinos diária, que inclui corrida, natação, academia e ciclismo, ele confiava no preparo físico que já tinha.
Em entrevista ao g1, João conta que não fez um treinamento específico, pois já treinava diariamente para estar bem para o desafio. Além disso, relata a dificuldade de completar as voltas em uma pista de 400 metros.
“Sou um corredor de longas distância na rua… Seria muito mais fácil assim. Mas trabalhei o ritmo e não me preocupei com o tempo que gastaria. O foco era terminar as 60 voltas, e foi mais fácil do que eu imaginava, foi uma experiência incrível”, relata.
João já praticou diversos esportes, como corrida, natação, academia e ciclismo
Arquivo pessoal
Amor pelo esporte
A paixão pelo esporte sempre esteve presente na vida de João, que, desde pequeno, jogava futebol aos fins de semana, um hábito que manteve até os 30 anos. Foi nesse período que a corrida entrou na sua rotina, após um convite do amigo e também corredor João Javera.
Durante um tempo, ele conciliou as duas práticas, mas logo percebeu que, para ter um bom desempenho na corrida, precisaria se dedicar exclusivamente a ela.
Treino de aniversário em Marília (SP) foi uma ideia espontânea de João
Arquivo pessoal
Com o passar dos anos, a corrida se tornou parte essencial da vida de João. Além de melhorar sua saúde e condicionamento físico, o esporte o ajudou a abandonar vícios: “No dia a dia, me trouxe mais qualidade de vida. Larguei o tabagismo com a prática da corrida e ganhei mais saúde”, relembra.
Inspiração e novo desafio
Ao todo foram 24 quilômetros percorridos por João na pista de atletismo de Marília (SP)
Reprodução/TV TEM
Com um histórico de dedicação ao esporte, João também busca inspirar outras pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável.
“Me considero inspiração para outros atletas. Sempre incentivo amigos e familiares a mudarem seu estilo de vida, deixar uma vida de sedentarismo e buscar mais saúde, independente da idade. Quanto mais cedo iniciarmos a prática esportiva, melhor. Porém nunca é tarde para buscar mais qualidade de vida.”
Agora, João tem um novo desafio: disputar a Maratona de Buenos Aires, em setembro, com a meta de completar os 42 km da prova em menos de três horas. Para isso, ele busca patrocinadores que possam apoiá-lo nas competições.
João também reforça a importância do esporte na vida das pessoas.
“Independente da idade, as pessoas precisam se movimentar, sair do sofá, do celular, encontrar algum esporte que goste e praticar. No começo é difícil, mas não desista. Esporte salva vidas!”, conclui.
João já tem um novo desafio em mente: disputar a Maratona de Buenos Aires em setembro
Arquivo pessoal
*Colaborou sob a supervisão de Mariana Bonora
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.