Aposentados do INSS terão antecipação do 13º salário entre abril e maio; qual a previsão?

A antecipação do pagamento do 13º salário para os beneficiários do INSS deve acontecer entre abril e maio, informou nesta quinta-feira (27) o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron. Ainda não há, contudo, decisão tomada em relação à janela que se daria essa antecipação, que poderá ocorrer também entre maio e junho.

Fachada da previdência social, responsável pelo repasse de valores para beneficiários do INSS

Antecipação do 13º para beneficiários do INSS deve ocorrer entre abril e maio – Foto: José Cruz/Agência Brasil/ND

“Está sendo uma discussão em qual dessas janelas se faz antecipação. Estamos calibrando, discutindo aqui internamente, deve sair nos próximos dias uma decisão sobre isso”, disse o secretário, durante a coletiva de imprensa para comentar o resultado do governo de fevereiro.

Antecipação do 13º para beneficiários do INSS depende de aval da presidência

Ceron frisou, durante a entrevista, que a tendência é de haver uma antecipação, e que as discussões se concentram em relação ao período de pagamento das parcelas.

O secretário do Tesouro Nacional afirmou, ainda, que toma cuidado em comentar o tema porque essa decisão cabe ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional

Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional, diz que antecipação do 13º para beneficiários do INSS depende de aval da presidência – Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda/R7

“É uma tendência de ocorrer, e a discussão é se ela ocorre aí em qual dessas duas janelas”, disse o secretário do Tesouro.

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

O 13º salário do INSS é pago a aposentados, pensionistas e pessoas que receberem benefícios temporários ao longo do ano, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. Nesses casos, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício.

Quem recebe salário-maternidade também tem direito ao 13º proporcional, contudo, o abono é pago junto com a última parcela do benefício. O BPC (Benefício de Prestação Continuada) ao idoso e à pessoa com deficiência não dá direito ao valor adicional.

*Com informações do R7.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.