Em painel do Destino Floripa e Região, trade defende mais verbas para o Fundo do Turismo

A necessidade de um aporte maior no Fundo de Turismo, voltado a investimentos e melhorias para o setor, foi um dos principais pontos debatidos no Painel de Turismo realizado nesta quarta-feira (26/3) pelo Destino Floripa e Região. A entidade reuniu seus associados, que são os principais players do setor, para dialogar com a turismóloga e diretora de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação de Florianópolis, Carla Cabral Costa, e com o professor de Turismo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Vini de Luca.

 

O tema ganha corpo com a implementação gradual da Reforma Tributária, até 2033, que vai prever que os impostos decorrentes dos recursos gastos pelo turista sejam arrecadados no local que ele visita. Hoje a tributação sobre serviços de transporte por aplicativo, hospedagem por plataformas digitais e cartão de crédito, por exemplo, reverte para o local que sedia as empresas operadoras.

 

“Desde já precisamos trabalhar estrategicamente o direcionamento destas verbas para comporem também o Fundo de Turismo”, considera Vini de Luca, que falou sobre o assunto. “O setor percebe uma dificuldade histórica de manejo de verbas para o turismo frentes a demandas do poder público como saúde e educação. Mas o turismo gera emprego e receita para a cidade, ampliando significativamente a arrecadação e, consequentemente, a disponibilidade de recursos para investimento também em outras áreas”, destaca o presidente do Destino Floripa e Região, Mario Costa Junior.

 

Os participantes também fizeram uma avaliação da temporada, considerada excelente, em especial pela maior presença de turistas estrangeiros, com destaque para os chilenos e argentinos. “Não foi apenas o câmbio favorável, sabemos que a maior conectividade e a promoção do turismo também foram essenciais”, considera Luca. Neste sentido, o Destino Floripa e Região abriu novos mercados em 2024 no Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Panamá, Portugal, estados vizinhos, Minas Gerais e São Paulo, com o workshop Florianópolis Day, pelo qual capacitou centenas de operadores de turismo e agentes de viagem para oferecer nossa Capital e região como destino aos viajantes.

 

Durante o debate, os participantes também destacaram avanços no planejamento de um turismo integrado na Grande Florianópolis, que vem ocorrendo pelo estabelecimento de parcerias entre a iniciativa privada e pública. “Construímos um projeto de promoção turística integrada e em breve lançaremos o Plano de Turismo atualizado e uma nova marca de Floripa”, lembrou Carla, que considera o momento atual de pleno crescimento do setor. “Fomentamos o turismo o ano todo e sempre defendemos que o turista precisa ficar pelo menos uma semana aqui, conhecendo as potencialidades dos municípios da região”, complementa Mario.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.