Paraíba coordena encontro da Câmara Temática da Cultura e destaca ações conjuntas para o desenvolvimento cultural da região

Siga @radiopiranhas

A Paraíba coordenou nessa terça-feira (25) uma reunião extraordinária da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste. O encontro aconteceu em Brasília, contou com os nove gestores de cultura da região e teve como pauta as ações conjuntas que os estados nordestinos vão realizar em 2025.

A reunião foi comandada pelo secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos, justamente porque a Paraíba ocupa atualmente a coordenação da Câmara Temática da Cultura. E, entre os pontos debatidos, estava a nova edição do Cena Nordeste Festival e o Ano Brasil-França 2025.

De acordo com Pedro Santos, a reunião extraordinária desta manhã serviu para mostrar a força que a cultura nordestina pode ter ao ser pensada conjuntamente. “A Câmara Temática da Cultura tem um papel bastante relevante no sentido de pensar uma política de cultura regionalizada, com ações e estratégias comuns aos nove estados”, comemorou.

Ele enfatizou a importância de ações e eventos conjuntos, mas ponderou que é algo mais o que está sendo buscado nesses encontros periódicos envolvendo todos os estados do Nordeste.

“Para além dos eventos, estamos pensando estratégias de políticas públicas que possam cada vez mais contribuir com o desenvolvimento da cultura da nossa região”, completou.

Sobre a segunda edição do Cena Nordeste, os debates ainda estão em fase inicial, mas a ideia é repetir o sucesso da primeira edição, quando um intercâmbio cultural itinerante foi realizado por todas as capitais nordestinas. A ideia desta vez, entretanto, é interiorizar os eventos, levando o Cena Nordeste para outras cidades relevantes de cada estado.

Já sobre o Ano Cultural Brasil-França, Pedro lembrou que a Paraíba está a frente, por exemplo, de uma articulação com instituições francesas para realizar em setembro deste ano o Encontro Internacional do Forró de Raiz, em Lille, na França, e que cada estado terá a oportunidade, se assim quiser, de enviar atrações locais para o evento.

Foi reforçado, inclusive, que este festival de forró faz parte de uma campanha maior que está sendo iniciada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a pedido da Paraíba, para que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) reconheça o forró como patrimônio imaterial da humanidade.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

source
Fonte:
Rádio Piranhas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.