Medida de Alckmin: comitiva catarinense desembarca em Brasília para reuniões

Uma comitiva catarinense partiu nesta terça-feira (25) para Brasília (DF), contra a recente medida de Alckmin, vice-presidente que passou a valer na última sexta-feira (14).

Quem lidera a comitiva é Agnaldo Hilton dos Santos, presidente do Sindipi (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região), que esteve em uma série de reuniões, entre elas com o Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira Lima.

Medida de Alckmin: foto mostra vice-presidente

Medida de Alckmin para zerar alíquota da importação da sardinha em lata impacta indústria catarinense – Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil/ Reprodução/ ND

Na reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Agnaldo apresentou dados que reforçam a importância da pesca da sardinha-verdadeira no Brasil. Regulamentada desde a década de 70, a pesca da sardinha movimenta mais de 30 mil postos de trabalho diretos e indiretos apenas em Santa Catarina.

As reuniões trataram sobre a recente decisão do governo de zerar a alíquota de importação da sardinha em lata, que era de 32%. Apesar de ter estabelecido uma cota de 7,5 mil toneladas, a medida ainda pode impactar o Setor Pesqueiro brasileiro: indústrias e, sobretudo, armadores e pescadores.

A comitiva reuniu os CEOs das conserveiras instaladas em Santa Catarina: Camil, Nauterra, e SMG; além da Costa Marina, do Rio de Janeiro, e da Robison Crusoe, do Ceará.

Comitiva catarinense desembarca em Brasília para reuniões – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Freepik/Reprodução/ND

Medida de Alckmin vai impactar indústria pesqueira catarinense

Atualmente, cerca de 180 embarcações de cerco atuam na pesca da sardinha nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, abastecendo indústrias instaladas em quatro Estados do país.

A espécie tem o maior período de defeso e é alvo recorrente de pesquisas científicas. A sardinha é o peixe marinho nacional mais consumido pelos brasileiros.

95% do consumo da sardinha no Brasil é em lata, com elevada concentração de compra nas classes C, D e E. “Esses encontros em Brasília foram de extrema importância não apenas para buscarmos reverter essa questão da alíquota da importação, mas para buscar outras demandas, como a inclusão da sardinha em lata na cesta básica, por exemplo”, frisou Agnaldo.

Medida de Alckmin vai impactar indústria pesqueira catarinense – Foto: Reprodução/Freepik

Ainda durante a terça-feira, a comitiva esteve reunida com o ministro da pesca e aquicultura, André de Paula e equipe e com o secretário de defesa agropecuária do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Carlos Goulart e sua equipe.

Hoje o presidente segue em Brasília para reunião do Conape (Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca), onde serão discutidos outros temas relevantes para o Setor como o defeso camarão-rosa e as faunas complementares, o Plano Gestão Corvina e o descarte de espécies proibidas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.