Nova unidade da FCJA ganha painel dos artistas plásticos Chico Pereira e Edi Guedes

Siga @radiopiranhas

Um painel produzido pelos artistas plásticos Chico Pereira e Edi Guedes estará ornamentando a entrada da nova unidade da Fundação Casa de José Américo (FCJA), a ser inaugurada nesta sexta-feira (28). A obra faz uma homenagem a personagens da cultura e da história da Paraíba e a Unidade Tambaú está localizada à Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 122, ao lado no Restaurante Famiglia Muccini.

Ao lado do painel, que registra, entre outros, figuras como Augusto dos Anjos, José Lins do Rego, Simeão Leal, Ariano Suassuna, o próprio José Américo de Almeida e até personagens da história dos quadrinhos da Paraíba, como Maria e Velta, estará o texto ‘Esquina das Américas’, assinado pelo presidente da Fundação Casa de José Américo, Fernando Moura.

Em um trecho do texto, Moura define a obra produzida por Chico Pereira e Edi Guedes: “Fundindo estilos e percepções estéticas para contar um pouco da saga de homens e mulheres que, mesmo não estando mais entre nós, se fazem presentes na construção do futuro. Mostram, em pinceladas memoráveis, que toda esquina bifurca mais de um caminho, embora a bússola seja a mesma: Paraíba”.

Chico Pereira, ativista cultural desde a década de 1960, é membro da Academia Paraibana de Letras (APL) desde 2016, foi diretor do Museu de Arte Assis Chateaubriand, e já expôs em eventos como a XVI Bienal Internacional de São Paulo. Ele conta um pouco do processo criativo para o painel, enfatizando que a obra é uma representação da cultura paraibana, em que foram retratadas algumas pessoas diretamente ligadas à própria história da FCJA, a exemplo do seu patrono, José Américo de Almeida, sua esposa Anna Alice Almeida, seu sobrinho José Simeão Leal, entre outras que frequentaram ou trabalharam diretamente com ele, a exemplo da sua secretária Lourdinha Luna.

“A obra é uma representação de pessoas que ajudaram a construir a memória da instituição, ou que tem seus acervos nela depositados”, define Chico, acrescentando quanto à motivação estética: “Foi um desafio sintetizar esse rico universo cultural. No entanto, esse painel é referência às diferentes faces que hoje norteiam a missão da Fundação na preservação e difusão da cultura do nosso estado”.

Chico Pereira ainda ressalta que convidou o artista gráfico Edi Guedes para finalizar a cenografia da obra. “Edi é da nova geração de desenhistas paraibanos. Ilustrador de recente publicação sobre a história da cidade de João Pessoa. Ele foi uma ótima adição ao time e com seu uso de ferramentas digitais deu o acabamento necessário”, avalia.

A Unidade Tambaú, a ser inaugurada, é uma forma de expandir o serviço da FCJA e, ao mesmo tempo, criar uma nova leva de usuários. Nos últimos anos, a instituição teve um acréscimo consistente de novos acervos. O novo equipamento vai permitir que uma geração que desconhece o papel da FCJA possa ter um acesso mais lúdico, mais rápido, mais interativo com os serviços e arquivos da própria Fundação.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

source
Fonte:
Rádio Piranhas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.