Militares do Brasil e da França fazem treino tático em Fortaleza; vídeo


Região foi escolhida pelas características geográficas do litoral cearense. Militares da França e Brasil participam de treinamento em Fortaleza
O litoral de Ceará está sediando desde um o dia 16 de março a Operação “Jeanne d’Arc 2025”, um exercício conjunto da Marinha do Brasil (MB) e a Marinha Nacional da França (MNF), que acontece próximo de Fortaleza.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O treinamento, previsto para terminar no dia 2 de abril, pretende aprimorar a interoperabilidade entre as forças, fortalecer laços de amizade e intensificar a cooperação no campo da Diplomacia Naval.
“O que diz respeito ao nosso país é sempre uma oportunidade de nos aprimorarmos na defesa da pátria e mostrarmos novas capacidades. Essa operação especificamente traz um marco importante, que é o transporte de um sistema de mísseis nacional, por meio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira”, disse o capitão Ricardo Bragança, comandante do Batalhão Riachuelo.
Militares da Marinha do Brasil e da Marinha Nacional da França (MNF) realizam treinamento em Fortaleza.
TV Verdes Mares/ Reprodução
Essa é a segunda vez que uma operação como essa acontece em território cearense. A região foi escolhida pelas características geográficas.
“Foi escolhida essa região de Fortaleza por um rio de oportunidades e tem se mostrado bastante propício tanto para a Marinha do Brasil, como para a Marinha Francesa, com capacidade de realização para este tipo de exercício. Além disso, é um ponto estratégico do litoral brasileiro”, afirmou o capitão Rafhael Pinto, da Capitania dos Portos do Ceará.
O exercício conta com a participação de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais da Marinha do Brasil, como o Navio Doca Multipropósito “Bahia” e os Carros Lagarta Anfíbios, além de navios franceses, como o Porta-Helicópteros Anfíbio “Mistral” e a Fragata “Surcouf”.
Militares estão realizando diversos exercícios, de caráter estritamente militar, durante a Operação “Jeanne d’Arc 2025”.
TV Verdes Mares/ Reprodução
Os militares estão realizando diversos exercícios, de caráter estritamente militar, como uma Operação Anfíbia (operação naval lançada do mar) na modalidade Projeção Anfíbia com foco em Operação de Evacuação de Não-Combatentes (civis ou membros das Forças Armadas que não estejam envolvidos com o conflito). 
“É importante salientar, que apesar de teoricamente parecer ser um país que está distante de nós, não é bem assim. Na verdade, é o nosso vizinho fronteiriço. Partilhamos com a França fronteiras terrestres e também marítimas”, falou o capitão Ricardo Bragança.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.