Pesquisadores da UFRGS descobrem pegadas de dinossauros

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fez uma importante descoberta em Rosário do Sul, na Fronteira Oeste do estado: pegadas de dinossauros de quatro grupos diferentes, incluindo o segundo registro de Ankylosauria.

Este grupo de dinossauros herbívoros e quadrúpedes, com membros curtos e poderosos, é um dos achados mais significativos da pesquisa.

A pegada mais relevante foi identificada em 2018, e seu relevo permite a observação detalhada da morfologia de três dedos e a marca de uma garra, o que, de acordo com os pesquisadores, sugere que o dinossauro era carnívoro.

A descoberta foi considerada rara, já que esse tipo de registro é pouco comum no Brasil e remonta ao Período Jurássico.

Os pesquisadores destacaram a importância da rocha encontrada, que, além de mostrar o relevo da pegada com clareza, preserva detalhes que normalmente não são visíveis devido à erosão, como a marca da garra.

A descoberta foi registrada no artigo “Pegadas de dinossauros da Formação Guará (Brasil) lança luz sobre a biodiversidade de um deserto úmido do Jurássico Superior na América do Sul”, publicado na revista Journal of South American Earth Sciences. O estudo é parte da pesquisa de doutorado de um dos responsáveis pela descoberta.

A equipe contou com a colaboração de professores e ex-alunos da UFRGS, contribuindo para um avanço importante no entendimento sobre a fauna do período Jurássico no Brasil.

O Rio Grande do Sul, conhecido por seus registros fósseis do Período Triássico, tem revelado cada vez mais descobertas do Jurássico, ampliando o conhecimento sobre a biodiversidade daquela época.

The post Pesquisadores da UFRGS descobrem pegadas de dinossauros appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.