Justiça condena dupla por transportar aves silvestres em caixas de sapato na BR-470, em Blumenau

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) manteve a condenação de dois homens flagrados transportando 21 aves silvestres em condições precárias. Os pássaros estavam no porta-malas de um carro, dentro de caixas de sapato sem ventilação, água ou alimento.

A abordagem aconteceu em setembro de 2023, na BR-470, em Blumenau, quando a Polícia Rodoviária Federal interceptou o veículo. No interior, foram encontrados 19 trinca-ferros e dois azulões, capturados ilegalmente no Meio-Oeste e na Serra catarinense. O destino seria o Vale do Itajaí.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Segundo exames veterinários, o transporte inadequado causou estresse e sofrimento aos animais. Oito aves morreram durante o trajeto.

A defesa dos réus alegou que não houve intenção de causar maus-tratos, mas o TJSC considerou que a forma como os animais foram acondicionados evidenciou o crime. A decisão foi unânime na 4ª Câmara Criminal e manteve a sentença da 1ª Vara Criminal de Blumenau.

Um dos homens foi condenado a um ano e três meses de detenção, enquanto o outro recebeu pena de 10 meses. Ambos cumprirão pena em regime semiaberto e também foram multados.

Leia mais

Câmara de Vereadores de Blumenau arquiva projeto que previa novos cargos comissionados

FOTOS: Polícia encontra criação de galos em situação de maus-tratos em Gaspar

Projeto prevê meia-entrada para mesários em eventos culturais e esportivos em Santa Catarina

Participe dos canais do Portal Alexandre José

O post Justiça condena dupla por transportar aves silvestres em caixas de sapato na BR-470, em Blumenau apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.