Zoox apresenta Nexus AI e inaugura nova era na análise de dados corporativos

Siga @radiopiranhas

Na nova era digital, o mundo corporativo enfrenta um grande desafio: decifrar a montanha de dados que é produzida cotidianamente por empresas e pessoas. Sem a análise inteligente das informações, elas permanecem dispersas, têm pouca utilidade prática e não geram insights que possam ajudar nas tomadas de decisão.

Atenta a essa premissa, a startup Zoox foi buscar na inteligência artificial (IA) uma resposta para esse dilema. A empresa acaba de lançar a Nexus AI, uma plataforma proprietária projetada para resolver desafios empresariais com soluções altamente personalizadas – e que, sob diversos aspectos, redefine a forma como organizações de todos os portes utilizam a IA.

Um dos diferenciais da IA da Zoox está justamente na sua capacidade para organizar dados fragmentados. Separadamente, eles não querem dizer muita coisa. Quando organizados e estruturados, trazem apontamentos valiosos.

“Um cliente grande costuma possuir diversas bases de dados que não conversam entre si”, afirma Rafael de Albuquerque, fundador da Zoox. “Nós plugamos essas informações em nossa plataforma, que faz a organização completa das informações.”

Trata-se do primeiro passo que indica o que a Nexus AI é capaz de fazer. Mas a tecnologia vai muito além. Um trabalho fundamental é o enriquecimento dos dados, tornando-os, de fato, relevantes para as empresas.

Albuquerque lembra que o sistema cruza informações capturadas das principais bases de dados do país e, a partir daí, é capaz de construir perfis completos de indivíduos e empresas.

A IA da Zoox, por exemplo, identifica informações como idade, estado civil, localização e uma quantidade enorme de variáveis que ajudam na definição das estratégias de negócio. É fácil entender o que, na prática, a tecnologia faz.

Digamos que uma rede de supermercados queira conhecer melhor o seu público. Ela pode solicitar à Nexus AI que aponte a idade versus a recorrência de pessoas em determinadas lojas e ela responderá, com precisão, quantos clientes acima de uma faixa etária fizeram compras nos últimos três meses.

De posse dessas informações, a rede escolhe produtos mais indicados ao perfil do cliente apontado pela inteligência artificial da Zoox. “Mas a nossa IA também pode sugerir um gráfico para o cliente”, diz Albuquerque. Ou seja, ela é pró-ativa, apontando ideias, soluções e recortes que muitas vezes teriam passado despercebidos pelas empresas.

Uma das funcionalidades mais inovadoras da Nexus IA é a sua capacidade de criar dashboards sem a necessidade de especialistas em BI (Business Intelligence). “Antes, você precisa ter experts nesse campo”, diz Albuquerque. “Agora, a nossa inteligência artificial cria o BI de forma totalmente automática.”

Qualquer usuário do sistema pode solicitar relatórios personalizados para a IA, sem precisar de conhecimento técnico. E, ao gerar gráficos e análises, a plataforma otimiza o tempo e torna as empresas mais eficientes – eis aqui mais um exemplo prático da eficácia da tecnologia.

A Nexus AI também está integrada ao módulo de análise de risco da Zoox. A solução automatiza processos de compliance, monitorando histórico financeiro, processos judiciais e notícias negativas sobre indivíduos e empresas.

Para ficar mais claro: a inteligência artificial da Zoox faz a leitura detalhada de todos os dados disponíveis e fornece análises de risco instantaneamente. Ou seja, a Nexus AI acelera decisões de crédito e torna os processos mais seguros.

Segundo André Miguel, diretor de produto da Zoox, outro atributo da tecnologia é a automação de vendas B2B. A solução não apenas identifica potenciais clientes, mas também gera estratégias personalizadas de abordagem.

O executivo destaca que a IA analisa os perfis das empresas e monta uma jornada de venda customizada. Entre outras ações, ela define a melhor forma de contato e sugere o conteúdo mais adequado para cada negociação.

Fundada em 2010, a Zoox consolidou-se nos últimos anos como uma das maiores especialistas em datatech do Brasil. Atualmente, a empresa possui um portfólio formado por 1,7 mil clientes – são nomes de peso como BTG Pactual, Globo, PwC, Rock in Rio, Fórmula 1, Burger King e Vivo, entre outros gigantes.

Sua base de dados é colossal – informações de 99,8% da população e de 100% das empresas estão integradas à plataforma da startup. A companhia também possui forte presença internacional, com clientes espalhados por 25 países.

A capacidade da Zoox para inovar tem impulsionado os seus resultados. Em 2025, a companhia planeja aumentar seu faturamento em até 60%.

source
Fonte
Neofeed

Adicionar aos favoritos o Link permanente.