Integração na Universidade: MG2 mostra programa da Uniube que reconstrói sorrisos gratuitamente


Alunos da graduação e pós-graduação do curso de Odontologia atendem na policlínica de forma gratuita, sob a supervisão de professores. Os pacientes chegam até eles de forma espontânea ou encaminhados pela rede pública de saúde. Carlos Humberto dos Santos teve o seu sorriso restaurado na policlínica de Odontologia da Uniube
Reprodução/TV Integração
“Eu vim procurar recursos, porque eu precisava arrumar os meus dentes e estava em uma situação difícil”. Esta fala é do porteiro Carlos Humberto dos Santos, de 73 anos, que teve o sorriso dele restaurado gratuitamente na policlínica do curso de Odontologia da Universidade de Uberaba (Uniube).
O programa de atendimentos, que são feitos por alunos da graduação e/ou da pós-graduação do curso sob supervisão de professores, foi destaque do Integração na Universidade no MG2 desta terça-feira (25).
Ao longo de dez reportagens, a série vai mostrar iniciativas de extensão das universidades e faculdades de Uberaba que contribuem de alguma forma para a população.
“A educação superior desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos, profissionais qualificados e no desenvolvimento de soluções para os nossos problemas sociais. Com O Integração na Universidade estamos colocando luz no conhecimento, na inovação e no futuro!”, disse a diretora de jornalismo da TV Integração, Daniela Abreu.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Policlínica oferece atendimentos gratuitos
Alunos de graduação e pós-graduação fazem os atendimentos com a supervisão de professores
Reprodução/TV Integração
Segundo o coordenador da policlínica, Fernando Hueb, os pacientes chegam até eles de forma espontânea ou quando são encaminhados pela rede municipal de odontologia.
Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 7h40 até às 22h40, no Campus Centro, que fica na Avenida Guilherme Ferreira, 217. De acordo com o Fernando, em média são 40 alunos atendendo por turno (manhã, tarde e noite), o que totaliza cerca de 120 estudantes em atendimentos por dia.
“[Os pacientes] podem chegar com alguma necessidade muito simples ou mais complexa. A gente consegue resolver qualquer tipo de necessidade desse paciente”, afirma o coordenador.
LEIA TAMBÉM
Retomada na produção de soros antipeçonhentos pela Funed vai suprir falta dos medicamentos no interior do estado
‘Caça-Asteroides’: Grupo mineiro formado por estudantes, psicólogos e comunidade descobre 11 asteroides junto da Nasa
Empresa de alimentos abre 50 vagas de emprego para unidade em Uberaba
O paciente Carlos já fez duas próteses na clínica e contou que está feliz com o resultado. “Meus dentes agora estão todos arrumadinhos. Tava faltando dente. É muito feio, eu tenho 73 anos, não é fácil ficar sem dente”.
O idoso trabalha como porteiro em uma igreja e estava há mais de seis meses sem sorrir. Segundo o relato de Carlos, ele tinha dificuldades em mastigar e se envergonhava da ausência de dentes, mas com os procedimentos isso mudou.
“Eu trabalho na igreja e eu converso com muita gente, tenho muita amizade ali. Sem dente eu ficava até com vergonha, ficava usando máscara pra tampar a boca na igreja”, contou Carlos.
O coordenador da policlínica explica que os pacientes passam por uma triagem ao chegarem no local. Então, as necessidades deles são avaliadas para serem atendidos conforme o que precisam.
Em 2024, a Odontologia da Uniube fez cerca de 22 mil atendimentos e 40 mil procedimentos. A policlínica foi inaugurada em 1952 e, todos os anos, mais de 200 estudantes passam por lá durante a formação deles.
“O seu Carlos chegou aqui insatisfeito com o sorriso dele. E ver ele saindo assim todo sorridente e feliz, para mim é muito gratificante. Eu acredito que eu posso ajudar cada pessoa com o seu sorriso”, conta a estudante Júlia Gabrielle Carvalho, que fez os atendimentos do Carlos Humberto.
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 7h40 às 22h40
Reprodução/TV Integração
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
a
Adicionar aos favoritos o Link permanente.