Sorocaba confirma 1° caso de raiva em morcego em 2025


Animal foi encontrado no Jardim São Carlos. É o quarto caso confirmado em um período de dois anos. Prefeitura identifica 7º caso de raiva em morcego em Jundiaí (SP)
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Sorocaba (SP) confirmou, nesta terça-feira (25), o primeiro caso de raiva em morcego neste ano. É o quarto caso em um período de dois anos.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo a prefeitura, o animal foi encontrado no Jardim São Carlos e foi retirado pela Zoonoses. Devido à doença, um bloqueio de raiva é feito em um raio de 500 metros do local onde ele foi achado.
Ainda de acordo com a prefeitura, o bloqueio consiste em orientar a população sobre morcegos e raiva, bem como na busca ativa de outros possíveis contatos de morcegos com humanos e animais domésticos.
A Zoonoses só retira animais com comportamento suspeito, isto é, expostos à luz do dia, em locais baixos caídos ou mortos. Caso o morcego seja encontrado nessas condições, é recomendado colocar um balde ou uma caixa em cima e acionar o órgão.
O telefone da Zoonoses para contato é (15) 3229-7333, das 8h às 17h. Nos finais de semana e feriados, o contato pode ser feito com a Guarda Civil Municipal (GCM), pelo telefone 153.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.