BYD supera Tesla, de Elon Musk, em receita e empata em vendas

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Na guerra global dos veículos elétricos, a chinesa BYD desbancou a rival Tesla, do bilionário americano Elon Musk, em um item: o de faturamento. No ano passado, a montadora asiática reportou uma receita de US$ 107 bilhões, superando os US$ 97,7 bilhões da companhia dos Estados Unidos.

E está, pouco a pouco, se aproximando de outros indicadores da Tesla. No total, a BYD vendeu 4,27 milhões de veículos (somando elétricos e híbridos) em 2024, superando gigantes do setor, como a Ford, que no ano passado vendeu 4,07 milhões de veículos.

No volume de vendas de elétricos, a BYD está praticamente empatada com a Tesla. No ano passado, a chinesa comercializou 1,76 milhão de veículos, muito próximo dos 1,79 milhão vendidos pela montadora americana. Mas enquanto a Tesla observou suas vendas caírem 1,1% em 2024, a BYD cresceu 12% o número de carros vendidos.

Quando se olha o valor de mercado, a Tesla lidera com enorme folga. A fabricante de carros elétricos de Elon Musk está avaliada em US$ 872,26 bilhões. Neste ano, os papéis acumulam queda de mais de 30%. A BYD, por sua vez, está avaliada em US$ 105 bilhões, mas suas ações subiram mais de 36% neste ano na Bolsa de Valores de Shenzen.

Para este ano, a montadora da China fez projeções de vendas entre 5 milhões e 6 milhões de automóveis. Somente nos dois primeiros meses do ano, a alta foi de 93%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Já a Tesla enfrenta uma realidade mais dura. Segundo dados da consultoria Jato Dynamics, a empresa registrou vendas de menos de 16 mil veículos em março na Europa, o que representa uma queda de 44%. Em janeiro, a retração foi de 45%.

Lucro maior

A BYD também aumentou seu lucro líquido. Em 2024, o indicador alcançou US$ 5,55 bilhões, alta de 34% sobre o ano anterior, um percentual considerado histórico.

Um dos trunfos da companhia para desafiar a Tesla, a companhia anunciou uma nova tecnologia para baterias de automóveis que vai permitir uma autonomia de cerca de 400 quilômetros, com apenas cinco minutos de cargas.

Na prática, seria como se o carro elétrico gastasse praticamente o mesmo tempo que um veículo a gasolina usa para abastecer em um posto de combustível.

A nova plataforma da empresa foi elogiada por analistas financeiros, que classificaram o desenvolvimento como uma quebra de paradigma e como uma iniciativa que pode, de fato, gerar uma mudança de comportamento entre os proprietários de veículos elétricos.

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Neofeed

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