Hugo Motta embarca com Lula para o Japão e Vietnã

Siga @radiopiranhas

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), embarcou neste sábado (22) para o Japão e Vietnã acompanhando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A viagem oficial, que também conta com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), se estenderá até o próximo domingo (30).

Com a ausência de Motta e Alcolumbre, o ritmo de votações no Congresso deve ser mais lento na próxima semana, priorizando pautas de consenso. Na Câmara, os deputados devem votar projetos ligados ao direito das mulheres, incluindo uma proposta que prevê medidas protetivas para vítimas de violência doméstica. Também está na pauta o projeto que classifica a atividade de oficial de Justiça como de risco e endurece penas para homicídios contra membros do Ministério Público e da Magistratura.

No Senado, a principal discussão será a PEC que inclui o saneamento básico como um direito social. Além disso, estão previstas votações de projetos que determinam o uso de tornozeleira eletrônica por agressores em casos de violência doméstica e a proibição de critérios discriminatórios contra estudantes e pesquisadoras devido à gravidez ou adoção.

Retorno e debates no Congresso

O retorno de Hugo Motta ao Brasil será acompanhado de novas articulações políticas. A bancada do PL planeja pressionar pela votação do projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, e a oposição já sinalizou que poderá adotar uma estratégia de obstrução caso o avanço da proposta não seja discutido.

A viagem internacional do presidente da Câmara reforça a participação do Brasil em acordos diplomáticos e comerciais no exterior, mas deixa em aberto o desfecho de pautas sensíveis que aguardam definição no Congresso.

@politicaetc

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.