Atendimento de Odontologia no Hospital Edson Ramalho oferece mais segurança ao paciente durante internação

Siga @radiopiranhas

O atendimento de Odontologia no Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) oferece mais segurança ao paciente durante o período de internação, ao evitar complicações na saúde sistêmica e infecções. A unidade hospitalar, pertencente à rede hospitalar estadual e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), disponibiliza assistência odontológica aos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Semi-intensiva, Sala Vermelha, Ambulatório de Especialidades e Maternidade.

Nesta quinta-feira (20), data em que se comemora o Dia Mundial de Saúde Bucal, o setor de Odontologia fez uma ação de orientação sobre os cuidados para manutenção da saúde bucal, inclusive com demonstração da higiene bucal aos pacientes da Urgência com a entrega de kits de higiene bucal e de panfletos informativos sobre o tema. “É importante fazer a escovação, ao menos, três vezes ao dia, além do uso do fio dental. No momento dos cuidados bucais, o indivíduo também pode fazer um autoexame da boca, de frente ao espelho, avaliando lábios, bochechas, língua, palato e garganta”, comentou a responsável técnica da equipe de Odontologia do HSGER, Andreia Medeiros.

A paciente Maria da Guia assistiu atentamente às orientações e gostou da apresentação. “Eu acho importante tratar desse tema porque contribui para nossa saúde. Tem muita gente que não liga para saber como está a saúde bucal, mas é pelo sorriso que podemos conversar com as pessoas”, disse.

Andreia Medeiros explicou que o atendimento em Odontologia no HSGER varia conforme o tipo de assistência ou necessidade apresentada pelo paciente. Na Sala Vermelha e na Semi-intensiva, os pacientes em ventilação mecânica recebem atendimento odontológico diário, estejam entubados ou trasqueotomizados, com objetivo de identificar e tratar focos de infecção bucal, lesões ou possíveis riscos presentes na cavidade bucal, como medidas para prevenir complicações locais e pneumonia. Já na UTI, a assistência odontológica é oferecida a todos os pacientes internos.

“O cirurgião-dentista avalia se o paciente interno apresenta algum foco de infecção na boca ou lesões, além disso avalia e monitora o controle de biofilme desse paciente. Esses cuidados mantêm o equilíbrio da microbiota oral e a integridade das mucosas orais, prevenindo infecções secundárias e contribuindo para melhora da resposta sistêmica e conforto do paciente durante a internação”, relatou Andreia Medeiros.

Os profissionais de Odontologia compõem a equipe multiprofissional de atendimento aos pacientes que serão submetidos à cirurgia bariátrica. A avaliação pré-cirúrgica constata se há focos de infecção bucal, o que comprometeria a segurança do procedimento. Também é feita avaliação no pós-operatório, já que a falta de higiene bucal pode dificultar o controle da obesidade, diabetes e hipertensão arterial.

Os odontólogos do HSGER também atendem na Enfermaria, caso o paciente apresente alguma dor, infecção ou sangramento na boca, e acompanham os pacientes atendidos pela Comissão de Cuidados Paliativos, geralmente, de longa permanência. “Alguns pacientes da enfermaria se internam no HSGER com abcessos ou celulites em face, cujo foco de infecção está localizado em boca (dentes) e é tratado pela equipe de Odontologia em bloco cirúrgico no HSGER”, comentou Andreia Medeiros

Já na Maternidade, a Odontologia realiza, junto com a Fonoaudiologia, o procedimento de frenotomia, indicado nos casos em que os bebês nascem com anquiloglossia (língua presa), comprometendo a amamentação, mastigação, deglutição e fonação.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

source
Fonte:
Rádio Piranhas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.