Vereador cobra ações contra descarte irregular de lixo, critica cobranças do Ecad e alerta sobre segurança em shopping

Siga @radiopiranhas

O vereador Guguinha Moov Jampa (PSD) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta quinta-feira (20) para abordar três temas relevantes para a população: a necessidade de penalidades mais duras para o descarte irregular de lixo, as cobranças abusivas do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e os riscos de segurança em um shopping da cidade que está passando por reformas enquanto continua funcionando.

Descarte irregular de lixo

Guguinha Moov Jampa propôs o endurecimento das penalidades para quem pratica o descarte irregular de lixo em João Pessoa. Ele afirmou que a prática é comum em vários bairros e dificulta o trabalho da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). O vereador sugeriu uma força-tarefa envolvendo a Emlur, a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), a Guarda Civil Metropolitana, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e a Secretaria de Comunicação (Secom) para realizar ações e campanhas de conscientização.

Cobranças do Ecad

O parlamentar também criticou as cobranças do Ecad, que arrecada direitos autorais de estabelecimentos que veiculam músicas. Segundo ele, pequenos comerciantes têm denunciado extorsão e ameaças por parte do órgão. “Essa cobrança não chega aos músicos. Precisamos mudar a legislação federal e discutir para onde vai esse dinheiro”, afirmou. O vereador Marcos Vinícius (PDT) reforçou a crítica, questionando por que artistas precisam pagar para cantar suas próprias músicas. Já Mô Lima (PP) explicou que os valores arrecadados são repassados aos compositores, enquanto Fábio Carneiro (SDD) reconheceu que os pequenos comerciantes sofrem com as cobranças.

Segurança em shopping

Por fim, Guguinha Moov Jampa alertou para os riscos de segurança no Manaíra Shopping, que está passando por uma grande reforma enquanto continua em funcionamento. “Os comerciantes e clientes estão preocupados. É como morar em uma casa onde estão construindo vários andares acima dela”, comparou. O vereador destacou que, como presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, tem sido cobrado a se pronunciar sobre o assunto.

@politicaetc

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.