Após acordo com indígenas, vistoria técnica na barragem de José Boiteux é iniciada

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, em parceria com a Celesc, iniciou nesta quarta-feira (19) uma vistoria técnica na barragem de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí. O objetivo é identificar problemas estruturais nas comportas e definir um cronograma para a recuperação da estrutura.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

A ação ocorre após a assinatura de um convênio entre o Governo de Santa Catarina e a Prefeitura de José Boiteux para a construção de 43 casas destinadas à comunidade indígena local. Segundo o governo, a vistoria atende a um compromisso firmado com as comunidades indígenas e faz parte de um conjunto de iniciativas voltadas à segurança hídrica da região.

Durante a inspeção, técnicos da Celesc e da Defesa Civil desceram cerca de 60 metros por um túnel de acesso para avaliar a situação das comportas. Atualmente, a barragem conta com duas comportas, mas uma delas está enterrada, o que compromete o funcionamento adequado.

“A vistoria tem como foco entender as condições de acionamento das comportas e diagnosticar a situação real da estrutura. O acionamento hidráulico, a princípio, está operacional, mas precisamos verificar a conexão entre o cilindro de acionamento e a comporta emperrada para definir a melhor forma de restabelecê-la”, explicou Rafael Paludo, gerente de manutenção da Celesc.

A vistoria continuará nesta quinta-feira (20), quando será realizada uma análise detalhada para definir as medidas de recuperação necessárias.

Importância para a segurança da região

A barragem de José Boiteux é uma das principais infraestruturas de contenção de cheias do Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil, a recuperação total das comportas é essencial para garantir a segurança de mais de 1 milhão de pessoas na região.

Após a conclusão da vistoria, será elaborado um cronograma detalhado para a execução das obras, garantindo que a recuperação da barragem ocorra no menor tempo possível.

Leia mais

Prefeitura de Gaspar suspende Projeto Fábrica; entenda

Polícia prende homem suspeito de estuprar e roubar mulher no Centro de Apiúna

Eleições 2024: TRE de SC revoga decisão e mantém Silvio e Jonas na Prefeitura de Indaial

Participe dos canais do Portal Alexandre José

O post Após acordo com indígenas, vistoria técnica na barragem de José Boiteux é iniciada apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.