Professores da rede estadual de Santa Catarina entraram em greve nesta terça-feira (23), em busca de valorização da carreira, melhores condições de trabalho e reajuste salarial. A categoria reivindica, entre outras coisas, a aplicação integral do piso nacional, a revogação do confisco de 14% das aposentadorias e a garantia de hora atividade para todos os professores. Conforme informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de SC (Sinte-SC) 30% das escolas estão com professores em greve em todo o estado.
Em Blumenau, a concentração dos professores que paralisaram as atividades ocorreu na rua XV de Novembro. Com cartazes eles fizeram uma passeata pela rua.
Segundo a Coordenadora Regional de Educação, Cleusa Kratz, “todas as escolas estão atendendo. Não chega a 10% o número de professores que aderiram. Às escolas em sua maioria atendendo todos os alunos”, disse.
Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Pontos de reivindicação
Os principais pontos de reivindicação dos professores incluem:
- Valorização da carreira: A categoria busca o reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial, medidas que visam reconhecer o importante papel dos professores na sociedade.
- Revogação do confisco: A categoria luta contra o confisco de 14% das aposentadorias, medida que impacta negativamente a renda dos educadores aposentados.
- Hora atividade: Os professores reivindicam a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a perspectiva de extensão do direito a todos os profissionais da educação.
Na última quinta-feira (18), o Governo do Estado convocou a Executiva do Sinte-SC, mas não apresentou nenhuma proposta concreta para atender às demandas da categoria, o que motivou a greve de hoje. O Presidente do Sinte-SC, Evandro Accadrolli, ressalta a necessidade de propostas concretas do governo para atender às demandas da categoria: “Queremos propostas concretas para a categoria. É fundamental que o Governo de Santa Catarina negocie com os trabalhadores e trabalhadoras da educação, não podemos mais esperar.”
A Secretaria de Estado da Educação disse que “as pautas levantadas pela categoria serão analisadas e discutidas com as secretarias de Estado da Administração e da Fazenda”.
Leia mais notícias de Blumenau e da região
Blumenau registra 12ª morte por dengue em 2024
PF cumpre mandado em Balneário Camboriú em operação contra o desvio de dinheiro do SUS
Veja como ficou a revitalização da Ponte dos Arcos de Blumenau
O post Professores estaduais entram em greve; em Blumenau houve passeata apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.