Prefeita de Porto Vitória, no sul do Paraná, é condenada a mais de 9 anos de prisão

Porto Vitória – Marisa de Fátima Ilkiu de Souza (PSD), prefeita de Porto Vitória, no sul do Paraná, foi condenada a 9 anos, 2 meses e 15 dias de prisão por desvio de bens e dinheiro público. Segundo a Justiça, os crimes de responsabilidade ocorreram em 2015 e 2016, durante a primeira gestão dela como prefeita da cidade.

O irmão de Marisa, Antônio Joaquim Lujiv Ilkiu, recebeu a mesma pena pelo mesmo crime. Ele era o secretário municipal responsável pelo setor de frotas na época dos fatos, segundo a Justiça.

Eles foram denunciados pelo Ministério Público (MP) por desviarem dezenas de pneus e valores relativos à prestação de serviços de estofaria para veículos, adquiridos e pagos pela prefeitura municipal. No primeiro caso o prejuízo ao Município foi de R$ 144,5 mil e, no segundo, de R$ 46,2 mil, segundo a investigação.

A sentença foi proferida no dia 6 de fevereiro pelo juiz Rodrigo Luiz Xavier Costa de Assis Silva.

O magistrado determinou que os irmãos comecem a cumprir a pena em regime fechado, mas permitiu que ambos recorram em liberdade. O juiz também declarou perda de cargo da prefeita e proibiu que ela e o irmão possam ocupar cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos.

Na mesma sentença, também foram condenados Darci Dalgallo e Silvio Banaszeski, proprietários da empresa de venda de pneus e da estofaria, respectivamente.

Darci recebeu a pena de 3 anos e 4 meses de prisão e Silvio 2 anos e 4 meses de prisão. Ambos poderão cumprir em regime aberto e recorrer em liberdade.

A assessoria da prefeita divulgou uma nota em relação a condenação. Leia na integra:

Com profunda tristeza, recebemos a notícia da condenação em mais um processo que inventaram falácias para nos prejudicar. No entanto, mantemos nossa fé inabalável no sistema de justiça. Acreditamos firmemente que, assim como nos demais processos dos quais fomos absolvidos, as alegações infundadas promovidas por aqueles que não desejam o nosso bem, nem o bem de Porto Vitória, serão devidamente esclarecidas.

Gostaríamos de reiterar nosso compromisso com a verdade e a justiça, assegurando à população de Porto Vitória que recorreremos desta decisão. Confiamos plenamente que o Tribunal de Justiça reconhecerá a verdade e fará prevalecer a justiça.

Importante destacar que, durante o processo de recurso, não haverá aplicação de qualquer pena ou perda do cargo atualmente ocupado. Este é um princípio fundamental do nosso sistema jurídico, que garante que todos os recursos sejam exaustivamente analisados antes de quaisquer medidas definitivas.

Continuaremos fortes, trabalhando incansavelmente em prol de Porto Vitória e de sua gente, certos de que a justiça prevalecerá.

Agradecemos o apoio contínuo da nossa comunidade e reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a integridade e o serviço ao povo de Porto Vitória.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.