Conselho Nacional dos Direitos Humanos responde à prefeitura de Blumenau sobre células neonazistas

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) respondeu a prefeitura de Blumenau, sobre o estudo que aponta a possível existência de 63 células neonazistas na cidade. Em nota oficial, o órgão esclareceu que a pesquisa em questão foi realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2022. “Sendo necessário
se reportar a essa instituição de ensino para a obtenção de outras informações a ela relacionadas”.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

A polêmica teve início após a Prefeitura de Blumenau questionar o CNDH sobre a veracidade do estudo, que teria sido utilizado como base para uma visita de comitê do Conselho à cidade entre os dias 10 e 12 de abril. Na ocasião, o CNDH investigava o aumento da presença de células neonazistas em Santa Catarina, e Blumenau estava na lista de municípios.

O CNDH ressaltou que seu trabalho não se baseia na “quantidade de células neonazistas” em cada cidade, mas sim em parâmetros internacionais como a Resolução 78/190, de 19 de dezembro de 2023, da ONU, que trata do combate ao nazismo, neonazismo e outras formas de intolerância.

O Conselho também mencionou que tentou contato com a Secretaria de Educação de Blumenau para discutir o assunto, mas não obteve retorno.

“Importante mencionar que foram envidados esforços de diálogo com a municipalidade,
notadamente com a secretaria de educação, visando o agendamento de uma reunião, por meio do OFÍCIO Nº 266/2024-SEI/CNDH/MDHC (4197353). Contudo, não houve retorno em tempo hábil para que a reunião pudesse ocorrer”.

O CNDH convidou o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (PL), para uma reunião para discutir a situação e buscar soluções conjuntas para o combate ao neonazismo na cidade.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Ex-vereador de Timbó condenado por homícidio é preso em Foz do Iguaçu

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Timbó estende horário de atendimento do Centro de Dengue

O post Conselho Nacional dos Direitos Humanos responde à prefeitura de Blumenau sobre células neonazistas apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.